Crianças de 2 anos a menores 5 anos devem se Vacinar contra a gripe H1N1 a partir desta 2ª

24/05/2010

Autor: Denize Assis

Campinas iniciou nesta segunda-feira, dia 24 de maio, a vacinação das crianças de dois anos a menores de cinco anos contra a gripe H1N1. Portanto, a Vigilância em Saúde reforça que pais e responsáveis devem conduzir as crianças aos centros de saúde o quanto antes, já que o vírus da nova gripe já circula no município, que tem dois casos confirmados, e o período de sazonalidade da doença já iniciou.

“Esta época do ano, dos meses mais frios e secos, favorece o aumento das doenças respiratórias entre as quais a gripe está incluída. Portanto, os pais ou responsáveis devem levar seus filhos o mais rápido possível a um dos 63 Centros de Saúde de Campinas. A vacina é segura e eficaz e todos incluídos nos públicos-alvo devem tomar porque entre eles é que a doença se mostrou mais grave”, diz a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas.

Este grupo deve receber duas doses, uma agora e outra após 21 dias após. O prazo para tomar a primeira dose termina no dia 2 de junho. É importante levar o cartão de vacinação, embora a falta deste documento não impeça a imunização.

A inclusão deste novo grupo etário na campanha de vacinação contra a gripe H1N1 foi anunciada sexta-feira, dia 21 de maio, pelo Ministério da Saúde. Ao adotar a medida, o Governo considerou o estoque estratégico de vacinas e também levou em conta que, depois daqueles grupos já incluídos no calendário de vacinação, as crianças entre 2 a 5 anos incompletos consistem no segmento mais vulnerável.

Além de anunciar a inclusão do novo grupo, o Ministério estendeu a campanha para pessoas dos outros grupos prioritários que ainda não se vacinaram, especialmente gestantes e adultos de 30 a 39 anos, populações nas quais a cobertura vacinal está abaixo da meta de pelo menos 80%. Em Campinas, a vacinação contra a gripe comum de idoso também foi prorrogada até o dia 2 de junho.

Balanço.

De acordo com o último balanço divulgado quinta-feira, dia 20 de maio, pela Vigilância em Saúde Municipal, Campinas já aplicou 455,8 mil doses de vacina contra o vírus H1N1, da nova gripe. No total, a cidade tem 560 mil pessoas incluídas entre o público a ser vacinado.

A cobertura vacinal no município ficou acima de 95% nos grupos compostos por profissionais de saúde que atuam no enfrentamento à pandemia, crianças entre seis meses e 2 anos, portadores de doenças crônicas de todas as faixas etárias e pessoas de 20 a 29 anos.

O último grupo prioritário, composto por adultos de 30 a 39 anos, foi o de menor adesão à estratégia até o momento, com 76.774 pessoas vacinadas, o que equivale a 42,8% dos moradores do município nesta faixa etária. Entre as gestantes, Campinas contabiliza a vacinação de 66,2%, ou 9.463 doses aplicadas. Do ponto de vista epidemiológico, toda campanha de vacinação deve proteger, pelo menos, 80% do público-alvo.

No Brasil, até as 18h desta quinta-feira, 20, já haviam sido vacinadas mais de 61 milhões de pessoas. Com esse número, o país alcança, até o momento, 70% do público-alvo da campanha.

Volta ao índice de notícias