Campinas vacinou mais de 63 mil contra a gripe

04/05/2011

Autor: Denize Assis

Campinas já aplicou mais de 63,7 mil doses de vacina contra a gripe. O balanço parcial, divulgado nesta quinta-feira, dia 5 de maio, pela Vigilância em Saúde, aponta que a cobertura vacinal atingiu 42,8% (ou 9.281) das crianças entre seis meses e dois anos (1 ano 11 meses e 29 dias); 31,3% (3.954) das gestantes; e 39,5% (50.541) dos maiores de 60 anos. Em relação aos trabalhadores dos serviços de saúde, ainda não é possível fazer um balanço porque a vacinação para este segmento começou esta semana no município.

No Brasil, 10 milhões de pessoas se vacinaram até o início da manhã desta quinta-feira. O número representa 34,5% do público-alvo, que é de aproximadamente 30 milhões de pessoas.

Esta é a 13ª edição da Campanha Contra a Gripe no País e a 14ª em Campinas. No município, a população total a ser vacinada até dia 13 de maio, quando termina a campanha, é composta por cerca de 200 mil pessoas. Para tomar a dose, basta procurar um dos 63 centros de saúde do município.

Este ano, pela primeira vez desde 1999 no País e desde 1998 em Campinas, a campanha passou a incluir crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes em qualquer período da gravidez e trabalhadores dos serviços de saúde que atuam no atendimento de pacientes e na investigação de casos de infecções respiratórias. Além desses três grupos, serão vacinadas pessoas com 60 anos e mais e cidadãos de qualquer faixa etária com doenças crônicas.

A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul em 2010, entre eles o da influenza A (H1N1). Mesmo as pessoas que se vacinaram em 2010 contra o H1N1 devem tomar a dose. O esquema vacinal para as crianças inclui duas doses, a segunda 30 dias após a primeira.

Segundo a enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, da Vigilância em Saúde de Campinas, é importante que a vacina seja tomada logo, já que os serviços de urgência do município apontam que os vírus da influenza já começaram a circular de forma mais intensa e a tendência é de crescimento. “Quanto antes a pessoa se vacinar, mais cedo ela estará protegida”, diz.

A Secretaria de Saúde reforça que a vacina está disponível em 63 centros de saúde em toda cidade, portanto tem sempre um próximo da residência ou do local de trabalho de cada cidadão. Para checar o horário de funcionamento, é necessário ligar no telefone 156, da Prefeitura, ou no Disque-Saúde que atende pelo160. As pessoas que possuem devem levar a carteira de vacinas porque na oportunidade são atualizadas doses contra outras doenças. A falta do documento, no entanto, não impede de tomar a dose contra a gripe.

Junto com a Campanha da Gripe acontece a Campanha de Prevenção do Câncer de Boca, dirigida para pessoas com mais de 60 anos.

Volta ao índice de notícias