Vacinação contra gripe termina nesta sexta-feira, 27 de maio

26/05/2011

Autor: Denize Assis

A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira, dia 27 de maio, em Campinas e a Secretaria Municipal de Saúde reforça a chamada para que as pessoas incluídas nos grupos-alvo que ainda não tomaram sua dose procurem os Centros de Saúde para se vacinarem. A recomendação é direcionada especialmente para gestantes e idosos, grupos nos quais a meta de vacinar pelo menos 80% ainda não foi atingida.

Segundo o último balanço, divulgado nesta quinta-feira, 26, pela Vigilância em Saúde (Visa), foram vacinados 16.355 trabalhadores dos serviços de saúde, o que representa 90% do total e 18.739 crianças de seis meses a dois anos, o equivalente a 86,3%. Entre os maiores de 60 anos, 91.965 ou 72% receberam a dose. Já, no grupo das gestantes, foram imunizadas 7.784 ou 61,6% das mulheres. No total geral, que considera toda a população a ser atingida, foram aplicadas 134.843 doses ou que dá uma cobertura de 74,8%.

“As pessoas que ainda não foram aos Centros de Saúde devem aproveitar esta última oportunidade e tomar a dose contra a gripe. A vacina é segura e a imunização dos grupos prioritários é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a mais efetiva estratégia de prevenção contra a doença, suas complicações e óbitos”, diz o secretário municipal de Saúde José Francisco Kerr Saraiva.

As crianças devem receber duas doses, uma agora e outra após 30 dias. Por isso, quem tomar a sua primeira dose neste dia 27 de maio terá garantida a segunda mesmo após o término da campanha.

A dose oferece proteção contra os três sorotipos da gripe que estão em circulação. Desta forma, a vacina deste ano contém anticorpos contra H1N1 e contra um vírus do tipo A e um do tipo B. Durante a estratégia, também serão oferecidas doses contra a difteria e o tétano, para idosos ainda não vacinados ou com esquema vacinal incompleto; e contra pneumococo, para grupos de risco elevado; além de serem atualizadas as doses em atraso na rotina das crianças. Por isso, é importante levar o cartão de vacinação, embora a falta deste documento não impeça a imunização contra a gripe.

Na segunda-feira, 30 de maio, será iniciada a vacinação na população carcerária. Neste grupo, devem receber a dose os maiores de 60 anos e os portadores de doenças crônicas. Também tomam a vacina os profissionais de saúde que atuam nos serviços carcerários.