Prefeitura promove bloqueio contra raiva no Jardim Chapadão

02/05/2013

Autor: -

A Prefeitura de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Norte e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promove nesta sexta-feira, 3 de maio, a partir das 8h30, bloqueio contra a raiva no Jardim Chapadão.

A ação é necessária por conta da confirmação, pelo Instituto Pasteur, de um caso positivo da doença em um morcego encontrado nas proximidades da Fazenda Chapadão. De acordo com a veterinária da Visa Norte, Tosca de Lucca, o animal é da espécie que se alimenta de frutas – frugívoro. Este é o primeiro caso confirmado da doença em morcego em 2013 no município. Em 2012, foram registrados 11 casos positivos.

Para a atividade, serão mobilizados cerca de 60 funcionários, que vão percorrer 1,3 mil imóveis na região da fazenda para identificar as casas que possuem gatos e cachorros, verificar a cobertura vacinal dos animais e, o mais importante, orientar a população sobre cuidados quanto à doença.

Se for identificado que menos de 80% dos animais não estão com a vacinação em dia, uma campanha de imunização será realizada no local.

A médica veterinária explica que os morcegos costumam ficar abrigados em copas de árvores, nos forros das casas ou entre os prédios.

“As pessoas precisam ficar atentas aos que aparecerem em locais não habituais, como lugares onde o sol bate diretamente ou voando durante o dia. Se acontecer, é necessário acionar a autoridade sanitária porque este comportamento não habitual indica que o animal pode estar doente. Outra medida importante é manter em dia a vacinação antirrábica dos gatos e cachorros. Ao vacinar os animais de estimação, indiretamente, também se protege a população humana”, afirma Tosca.

A raiva é uma doença que atinge mamíferos e que pode ser transmitida aos homens sendo, portanto, uma zoonose. É causada por um vírus mortal.

A transmissão ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo necessariamente agressão.

Segundo o Instituto Pasteur, no Brasil, em espaços urbanos, o principal transmissor da raiva para o homem é o cão, seguido do gato. Em espaços rurais é o morcego. O último caso de raiva animal em Campinas foi registrado em 1999, em um gato. No entanto, o vírus rábico ainda circula na cidade em morcegos. Trata-se do no ciclo aéreo da doença, informa a Vigilância em Saúde.

Segundo Tosca é importante que as pessoas nunca toquem em morcego, vivo ou morto. O CCZ pode ser acionado pelo telefone (19) 3245-1219. Informações também podem ser obtidas pelo telefone 156.

Crédito: Arquivo PMC
Morcego é analisado por técnico do CCZ