Campanha de vacinação imunizou 116 mil até esta quinta-feira

03/05/2013

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas imunizou contra a gripe, desde o início da Campanha Nacional de Vacinação, dia 15 de abril, 116.966 campineiros, equivalente a 60% do público-alvo (195 mil). A meta é vacinar 80% dos grupos prioritários. A campanha se estende até o dia 10 de maio, em todos os Centros de Saúde.

Devem ser vacinadas as pessoas com mais de 60 anos, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, índios, gestantes, mulheres em puerpério (período de até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, população carcerária e portadores de doenças crônicas. Os últimos devem apresentar atestado médico ou receita de remédio com data de até seis meses atrás. Os demais devem levar um documento de identidade ou a carteira de vacinação.

A coordenadora do Programa de Imunização da Vigilância em Saúde, Maria Alice Satto, reforça que a cobertura vacinal das gestantes continua sendo a menor alcançada até o momento, com 49,8%, sendo apenas 5.522 gestantes imunizadas, de um total de 11.076.

“Esse dado é muito preocupante, considerando que este segmento é prioritário, devido às complicações da doença. Outro ponto fundamental é que a melhor época para receber a vacina é agora, antes do inverno, quando a circulação de vírus é maior”, afirma a coordenadora.

Maria Alice explica que a vacina é segura e, por ter em sua composição vírus inativados, não causa problemas ao feto. “A vacina pode ser aplicada em qualquer fase da gestação”, reforça Maria Alice.

Doentes crônicos, que tenham complicações renais ou respiratórias, diabéticos e hipertensos, também devem se dirigir a uma das 63 unidades básicas de saúde para tomar a vacina até o dia 10 de maio, data de encerramento da campanha. Dentro desse grupo a Secretaria já imunizou 25.492 pessoas.

Desde a última atualização de dados, publicada em 30 de abril, os centros de saúde vacinaram mais 9.879 pessoas nos últimos três dias. Entre a população com mais de 60 anos, até o momento, a cobertura foi de 60%, vacinando 82.820 pessoas. Também foram vacinadas 14.779 crianças (66%), 1.593 puérperas (87.%) e 12.252 trabalhadores da saúde (50%).

Volta ao índice de notícias