Após raiva em morcego, Chapadão recebe ação de bloqueio

03/05/2013

Autor: -

A Prefeitura de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Norte e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promoveu na manhã desta sexta-feira, 3 de maio, um bloqueio contra a raiva no Jardim Chapadão. A ação de orientação para a população local contou com 60 funcionários no qual percorreram 61 quarteirões, abrangendo 1,30 mil imóveis e a Fazenda Chapadão.

Segundo a veterinária da Visa Norte, Tosca de Lucca, a equipe foi muito bem recebida e tiveram poucas recusas por parte da comunidade. “A ação foi muito boa, alguns moradores já sabiam o que estavam acontecendo e todos ouviram atentamente às indicações que foram passadas”, afirma.

O balanço da cobertura vacinal, de quantos animais foram verificados com a vacinação em dia sairá próxima semana. Isso porque alguns moradores não sabem se o animal foi ou não vacinado ou onde deixou a carteira de vacinação. Neste caso, a equipe entrará em contato com os donos dos animais neste fim de semana, por telefone, para saber se foi encontrada a carteira de vacinação do animal.

A ação de bloqueio contra a raiva foi necessária por conta da confirmação, pelo Instituto Pasteur, de um caso positivo da doença em um morcego encontrado nas proximidades da Fazenda Chapadão.

De acordo com Tosca de Lucca, o animal é da espécie que se alimenta de frutas – frugívoro. Este é o primeiro caso confirmado da doença em morcego em 2013 no município. Em 2012, foram registrados 11 casos positivos.


Crédito da Foto: Fernanda Sunega
Moradores colaboraram com funcionários

Crédito: Fernanda Sunega
Resposta a questionários é vital.

Volta ao índice de notícias