Caminhada educativa marca Dia das Doenças Inflamatórias Intestinais

10/05/2013

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas, juntamente com a Sociedade de Gastroenterologia de São Paulo, o Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil e a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn realizam uma caminhada na Lagoa do Taquaral nesse domingo, dia 12 de maio. O evento marca o Dia Mundial das Doenças Inflamatórias Intestinais e tem como objetivo conscientizar a população acerca dos cuidados que ela requer. O ponto de encontro é o portão principal da Lagoa e a saída está programada para as 10h.

Para participar da caminhada não é preciso inscrição e nem pagamento de taxa. Médicos e portadores da doença estarão no local, vestidos com camisetas azuis, para esclarecer as dúvidas da população. Haverá ainda uma tenda onde serão disponibilizados aos participantes alguns kits, contendo uma bolsa, camiseta, toalha e água.

Segundo Flavio Quilici, presidente da Sociedade de Gastroenterologia de São Paulo, mais de 90% da população brasileira não sabe que existem doenças intestinais. “A maioria dos brasileiros não tem ideia que existam doenças relacionadas ao intestino. Acham que toda diarreia é uma virose, quando ela pode caracterizar uma doença inflamatória, muito frequente nas pessoas e que necessita de um diagnóstico mais complexo”, afirma Flavio.

Sintomas como dor abdominal, diarreia contínua, sangue ou muco nas fezes, febre, fraqueza e perda de peso podem caracterizar uma inflamação intestinal. As mais comuns são a Doença de Crohn e a retoculite ulcerativa (colite ulcertiva). Essas doenças causam a inflamação do intestino e podem levar o paciente a precisar de uma cirurgia.

Serviço

Caminhada do Dia Mundial das Doenças Inflamatórias Intestinais

Dia: 12 de maio

Horário: 10h

Local: Lagoa do Taquaral

Evento gratuito, sem necessidade de inscrição.

Volta ao índice de notícias