Mário Gatti: enfermagem recebe curso sobre parada cardiorrespiratória

16/05/2013

Autor: -

Pelo menos trinta profissionais de enfermagem - entre enfermeiros, auxiliares de técnicos, da clinica médica do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - já participaram de um treinamento sobre atendimento inicial de pacientes com parada cardiorrespiratória.

O treinamento é feito com ajuda de bonecos e vai ser estendido ao corpo de enfermagem de todas as especialidades médicas. Na simulação, os profissionais se deparam com uma situação de urgência e risco de vida para o paciente. A parada cardiorrespiratória exige que a equipe adote medidas imediatas de salvamento.

Sob a coordenação da cardiologista Marcella Arruda de Lucca, os profissionais exercitaram técnicas de atendimento rápido durante a parada cardiorrespiratória, como massagem cardíaca, uso de desfibriladores, além de orientação sobre a necessidade do pedido de ajuda quando o caso for de maior complexidade.

A gerente da enfermaria da clínica médica do Mário Gatti, Jaqueline Brena, explica que o treinamento é necessário para que os antigos profissionais exercitem as técnicas de salvamento, e que os novos enfermeiros, auxiliares e técnicos, saibam a importância do contato inicial com paciente em parada cardiorrespiratória.

Para o médico Alexandre Ricardo Canelli, coordenador da enfermaria da clínica médica, a capacitação profissional da enfermagem é tão importante quanto a formação do quadro medico. “Precisamos que nossos enfermeiros, técnicos e auxiliares estejam preparados para salvar vidas e além disso, tomar decisões rápidas que ajudam no trabalho da equipe médica”, disse.

Recepcionistas

Durante reunião realizada na terça-feira, dia 14 de maio, profissionais da recepção do Mário Gatti discutiram a importância de agilizar o atendimento. Entre as medidas sugeridas, destacou-se a apresentação do cartão do Sus no momento da chegada.

Durante a reunião, o coordenador do Pronto Socorro Adulto (PSA), Dr. Fabio Morano, ressaltou a importância da eficiência de atendimento na recepção de pacientes, para diminuição do tempo de espera e rapidez do atendimento nas especialidades.

“O pronto socorro do Mário Gatti já adotou o sistema de avaliação de risco para atender mais rápido e com eficiência. É necessário que a recepção esteja integrada a este conceito para que tenhamos, assim, um melhor atendimento e o mais breve possível” ressaltou.

Durante a reunião dos recepcionistas, foi destacada, também, a importância da atualização dos dados cadastrais dos pacientes como nome, endereço e telefone. Além da capacitação técnica, o encontro serviu como valorização profissional. Segundo a gerente do PSA, Rosa Maria Torres, “É muito bom que os recepcionistas tenham consciência da importância que tem num atendimento considerado de referência para a região”, disse.