Hospital Municipal Mário Gatti inaugura Núcleo de Telemedicina

28/05/2013

Autor: -

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti inaugurou nesta segunda-feira, dia 27, um Núcleo de Telemedicina e Telessaúde para a realização de videoconferências. Com a nova ferramenta, o hospital passou a integrar o Sistema Rute - Rede Universitária de Telemedicina, coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

A rede é uma fundação ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e coordena o projeto Rute, do qual participam, também, os Ministérios da Saúde e da Educação, além da Finep, financiadora do projeto.

A inauguração do Núcleo do Mário Gatti, ocorreu simultaneamente através de videoconferência inaugural dos núclos de telemedicina de mais dois hospitais públicos: o Risoleta Toletino Neves, da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados, em Mato Grosso do Sul.

O evento, em Campinas, foi prestigiado por Luiz Ary Messina, coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina. Para ele, a utilização das ferramentas é fundamental para a melhoria da saúde pública. “Entendemos que a troca de experiências, a partir de centros de excelência a exemplo do Mário Gatti, é muito importante para a formação de bons profissionais e, com isso, a melhoria da saúde, pela troca de informações, experiências e incorporação de tecnologia, disse.

Por meio do Núcleo de Telemedicina, médicos, docentes e residentes podem participar de palestras, estudo de casos, cirurgias teleguiadas e até mesmo telediagnóstico por meio da transmissão de imagem.

Arthur Sarti, diretor do Mário Gatti, considera que a unidade, com vocação natural para o ensino, ganhou muito com a inauguração do núcleo de telemedicina, por conta dos recursos tecnológicos. “A utilização da tecnologia vai melhorar a integração com outras instituições com vocação de ensino. Ocorrerá integração à rede universitária e a outras instituições de ensino, pesquisa e assistência, através da utilização de tecnologias de telemedicina e telessaúde, para a qualificação da assistência e do cuidado com o paciente”, garantiu.

A coordenadora da Rute no Mário Gatti, a médica Silvana Simão, conta que em julho de 2012, o hospital recebeu, através da RNP e apoio financeiro da Finep, os equipamentos previstos no plano de trabalho para a implantação do Núcleo de Telemedicina, no valor total de R$ 120 mil.

Após reformas para adequações na área física e instalações elétricas executadas pela administração do hospital, o núcleo foi instalado no 3º andar do prédio administrativo, com sala apropriada para as videoconferências. Para Silvana, o Mário Gatti deu um passo importante para a qualificação profissional”.

“Trata-se de um momento de grande importância para a qualificação de um serviço de referência no sistema municipal de saúde de Campinas, com a incorporação de tecnologias de ponta que permitirão a comunicação em tempo real com outros importantes centros de pesquisa e saúde, discussão de casos entre especialistas, difusão do conhecimento, troca de experiências, acompanhamento de cursos e palestras à distância e em tempo real, e o aprimoramento constante das equipes de saúde do hospital, com inegável contribuição para a melhoria do atendimento à população de Campinas”.

Segundo Silvana Simão, brevemente o Mário Gatti poderá utilizar as tecnologias de telemedicina e telessaúde para melhorar a integração com a rede básica de saúde e demais serviços de saúde de Campinas e região, contribuindo para a qualificação da assistência e do cuidado integrado.

As aplicações mais imediatas neste item devem concentrar-se nas consultas a especialistas e “segunda opinião”, associadas a um processo de educação continuada proporcionada pelos especialistas e docentes do hospital à rede de saúde municipal.


Crédito da Foto: Divulgação HMMG
Imagem da inauguração do serviço de Telemedinia

   Volta ao índice de notícias