Crianças de Campinas recebem gotinha contra pólio no sábado

05/06/01

A Secretaria da Saúde de Campinas pretende vacinar, pelo menos, 95% das 81.297 crianças campineiras menores de cinco anos contra a paralisia infantil no próximo sábado (9 de junho). A atividade, que vai das 8h às 17h, faz parte da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A segunda fase acontece em 25 de agosto. A Secretaria também vai aproveitar a oportunidade para atualizar a carteira de vacinação das crianças com situação de atraso.

Crianças que já tomaram doses em anos anteriores precisam repetir a dose até completarem 5 anos. Mesmo doentes, as crianças devem ser levadas ao posto de vacinação para tomar a gotinha contra a poliomielite. A Prefeitura de Campinas colocará à disposição da população o telefone 156, que fornecerá informações sobre a vacinação.

No ano passado, a cobertura vacinal contra a pólio atingiu 90% da população alvo de Campinas. O último caso confirmado de poliomielite em Campinas ocorreu em 1982. No Estado de São Paulo, a última confirmação foi em 1988, em Teodoro Sampaio. No Brasil, os últimos casos foram registrados nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, em 1989.

Em 1994, o Brasil recebeu o certificado de erradicação da transmissão autóctone do vírus da poliomielite - poliovírus. Porém, devido à possibilidade de reintrodução do vírus selvagem vindo de países ainda endêmicos do continente asiático, mantém-se os dias nacionais de vacinação contra a poliomielite.

Campinas recebeu 96 mil doses da vacina contra a poliomielite, 32 mil contra hepatite B e 13 mil contra haemophilus. Perto de 1.400 profissionais vão atuar nos 226 postos de vacinação espalhados pela cidade nos serviços de saúde, escolas, igrejas e outros estabelecimentos. A área rural será atendida pelos postos volantes. A relação dos postos estará disponível para a imprensa na próxima quinta-feira.

31 de Março recebe crianças com festa junina - O Centro de Saúde da Vila 31 de março programou uma atividade especial para o dia de vacinação contra a poliomielite. Os 12 funcionários da unidade estarão trajados com roupas características de festas juninas e vão receber as crianças com pipoca doce. A unidade, que recentemente foi pintada com tintas coloridas, também estará decorada com bandeirinhas. A expectativa da coordenação do Centro de Saúde, que atende a população que reside na Vila 31 de Março e na área rural localizada naquelas proximidades, é de que 600 crianças compareçam ao local para serem imunizadas.  

Volta ao índice de notícias