Campanha contra a pólio envolverá mais de 1,4 mil pessoas em Campinas

09/06/2005

Em uma grande mobilização, Campinas contará com uma equipe de 1,4 mil, entre servidores e voluntários, engajada na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, no sábado, 11 de junho. As equipes vão atuar em 300 postos de vacinação, fixos e volantes, espalhados em todas as regiões da cidade. Para o transporte e locomoção das equipes serão disponibilizados 116 automóveis.

Com o slogan "Vence mais uma, Brasil", a meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar pelo menos 71 mil crianças menores de cinco anos contra a doença num único dia, o equivalente a 95% da população nesta faixa etária no município. A vacinação é das 8h às 17h e é necessário levar a carteira de vacinas porque serão atualizadas as doses das demais vacinas que estiverem em atraso.

O Ministério da Saúde investiu recursos da ordem de R$ 22,8 milhões, dos quais R$ 11,4 milhões para a compra de 27,9 milhões de doses da vacina Sabin, que protege contra a poliomielite. Campinas recebeu 120 mil doses da vacina, que já foram distribuídas para os Centros de Saúde e Módulos de Saúde da Família.

Em Campinas, o último caso de poliomielite foi verificado em 1980. No Estado de São Paulo, em 1981. No Brasil, os últimos casos foram nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, em 1989. Em 1994, o continente americano recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o reconhecimento pela erradicação da transmissão autóctone da doença. Os países do Pacífico Ocidental receberam o reconhecimento em 2000 e, a Europa, em 2002.

No entanto, a poliomielite ainda ocorre na África, Sudeste da Ásia e Mediterrâneo Oriental. Segundo a OMS, nos últimos quatro anos, 12 países localizados nestas regiões registraram casos: Angola, Etiópia, Madagascar, Mauritânia, Níger, Nigéria, Índia, Afeganistão, Egito, Paquistão, Somália e Sudão. Quase 80% dos casos notificados recentemente no mundo se concentram na Nigéria, Índia e Paquistão.

"Por isso, é fundamental manter as campanhas de vacinação contra a pólio - atingindo todas as crianças ao mesmo tempo e em todas as localidades - mesmo nos países que já erradicaram a doença, uma vez que o fluxo intenso e rápido de viajantes pelo mundo pode, facilmente, propagar o poliovírus", diz a enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, da Vigilância em Saúde (Visa) de Campinas.

A vacina contra a poliomielite, segundo Carmo Ferreira, é segura e não apresenta contra-indicações. "É importante que os pais levem as crianças nas duas etapas da vacinação, independentemente delas estarem com febre, rinite, tosse ou diarréia, e de terem tomado doses em várias campanhas anteriormente", diz a sanitarista. A campanha é composta por duas fases, sendo que a segunda ocorre em 20 de agosto. Informações sobre locais de vacinação podem ser obtidas pelo número 156 ou pelos endereços www.campinas.sp.gov.br ou www.campinas.sp.gov.br/saude

Denize Assis

Mais informações:
Telefones: (19) 3735-0176 ou 8137-8565
Endereço eletrônico: denize.assis@campinas.sp.gov.br

Volta ao índice de notícias