Campinas confirma mais nove casos de dengue no São Domingos

13/06/2005

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou mais nove casos de dengue nesta segunda-feira, 13 de junho, em bairros da área do Centro de Saúde (CS) São Domingos (Região Sul), onde estão concentradas 54 das 81 ocorrências da doença na cidade este ano. Todos os pacientes receberam a devida assistência e passam bem. No mesmo local, em 2002 foram registrados 510 casos, dez da forma hemorrágica. Desde então, a Vigilância em Saúde (Visa) não confirmava casos nesta comunidade.

Para conter o avanço da doença, desde maio, a Prefeitura reforçou as medidas de controle que incluem intensificação das ações de vigilância epidemiológica, combate ao vetor – o Aedes aegypti -, assistência aos pacientes, ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social, acompanhamento e avaliação do trabalho.

Diariamente, estão sendo mantidos nestas atividades 50 profissionais. Eles vistoriam, fazem manutenção e telam caixas de água, aplicam larvicida biológico nos reservatórios e fazem busca de casos com sintomas (ação chamada de busca ativa). Além disso, atuam na inviabilização de outros criadouros e promovem ações educativas. O trabalho conta com uma rede de ajuda de todos os outros centros de saúde.

A bióloga Heloísa Girardi Malavasi, da Visa Sul, informa que esta rede de ajuda vai colaborar nas ações até a próxima sexta-feira, 18. A partir daí, as atividades prosseguem com as equipes locais do São Domingos e da Visa Sul. Está programada, ainda, uma megaoperação na comunidade que ocorrerá num único dia e envolverá dezenas de profissionais. A data ainda será agendada.

Denize Assis

Mais informações:
Telefones: (19) 3735-0176 ou 8137-8565
Endereço eletrônico: denize.assis@campinas.sp.gov.br

Volta ao índice de notícias