Prefeitura promove Manhã de Saúde no Jardim Eulina

28/06/2005

A Prefeitura de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Norte e com apoio do Centro de Saúde (CS) Eulina da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta quarta-feira, 29 de junho, das 9h às 14h, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Eulina, o evento O Centro de Saúde e Você - Manhã de Saúde.

Direcionada a moradores do Núcleo Residencial do Jardim Eulina, a atividade inclui exposição de animais peçonhentos, ações de educação em saúde sobre dengue e doenças transmitidas por ratos e insetos diversos. Os moradores serão informados sobre a relação do meio ambiente com a saúde, maneiras de dispor adequadamente resíduos e a importância da colaboração de todos nos cuidados com a comunidade. Um caminhão cata-bagulhos vai recolher materiais inservíveis.

A equipe de saúde também vai orientar sobre a importância da vacinação na prevenção das doenças e disponibilizar doses para atualizar a carteira de vacinas de quem trabalha com recicláveis. Os participantes ainda vão poder aferir a pressão arterial e realizar exames de diabetes.

As ações serão realizadas por uma equipe composta por três auxiliares de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde do Centro de Saúde (CS) do Jardim Eulina, um profissional do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), um supervisor e dois ajudantes de controle ambiental da Visa Norte e três servidores da Administração Regional (AR) 2. Representantes da comunidade vão atuar dando apoio às atividades.

Segundo o supervisor de controle ambiental Nilton Santos Menezes, da Visa Norte, a comunidade do Núcleo Residencial Eulina é constituída em grande parte por pessoas que trabalham com reciclagem, atividade que pode se constituir em ponto de risco para a saúde por propiciar a proliferação de insetos, escorpiões e roedores, que podem causar doenças e provocar acidentes.

"Por isso, organizamos a Manhã de Saúde com o objetivo principal de orientar os moradores sobre as maneiras adequadas de organizar o trabalho e dispor corretamente os resíduos, reduzindo os riscos de doenças e acidentes", diz Nilton. Segundo o supervisor, também é intuito da equipe levar o Centro de Saúde à população no sentido de aproximar a comunidade do serviço e reforçar o vínculo com os usuários.