Simpósio analisa os riscos de pandemia pelo vírus influenza aviária

21/06/2006

Os riscos de ocorrer uma pandemia de influenza – vírus da gripe - a partir dos casos de gripe aviária, e a elaboração de medidas municipais e regionais para enfrentar o problema serão discutidos na próxima quarta-feira, dia 28, durante o “I Simpósio Municipal e Regional sobre Influenza, Pandemia de Influenza: expectativas e ações”. O evento terá a participação de vários especialistas e será realizado das 8h00 às 13h30, no Anfiteatro da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (Unicamp).

“O objetivo é preparar ações que deverão ser tomadas neste momento e caso ocorra a pandemia do vírus influenza”, diz a enfermeira sanitarista e organizadora do evento, Brigina Kemp, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Segundo ela, o risco de introdução no Brasil do vírus por aves é pequeno, devido às barreiras sanitárias montadas, no entanto, a preocupação com a gripe aviária é mundial, já que estudos apontam para a possível transmissão do vírus entre humanos.

A influenza ou gripe é caracterizada pelo Ministério da Saúde como uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de distribuição global e elevada transmissibilidade, sendo capaz de causar surtos, epidemias e pandemias com grande índice de mortalidade.

A pandemia de gripe é caracterizada pela circulação mundial de um novo subtipo de vírus influenza, ao qual a população apresenta pouca ou nenhuma imunidade. Pandemias parecem ocorrer a cada 10 ou 20 anos (cinco pandemias foram registradas desde 1889) e epidemias e surtos regionais podem ocorrer em intervalos que variam de um a três anos.

A maior pandemia já registrada ocorreu entre os anos de 1918 e 1919, a chamada “Gripe Espanhola” (devido à morte de um membro da família real espanhola). Estima-se que entre 20 milhões a 40 milhões de pessoas no mundo tenham morrido em conseqüência da gripe.

A ameaça de uma pandemia, com suas repercussões sociais, econômicas e de ordem pública, obriga os países a estar em alerta e a desenvolver planos de preparação que indiquem como atuar em situações de emergência. “É fundamental criar um sistema de vigilância epidemiológica capaz de fornecer alertas precisos e oportunos”, diz Brigina.

Para discutir o assunto, vários á especialistas foram convidados, entre eles estão o médico infectologista da Unicamp Luiz Jacinto da Silva, que falará sobre as pandemias de influenza e o contexto atual; o virologista da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, doutor Eurico de Arruda Neto, que falará sobre vírus respiratórios; a Dra. Nancy Bellei, infectologista, pesquisadora do setor de vírus respiratórios da Universidade Federal de São Paulo, que abordará dos aspectos clínicos e tratamento de influenza; a Dra. Sonia Vitagliano, médica veterinária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo falará sobre o influenza aviária; o dr. Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza, Coordenador do Centro de Controle de Doenças da  Secretaria de Estado da Saúde, tratará dos Planos de contingência; o  Dr. Plínio Trabasso, Presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital das Clínicas da Unicamp, sobre a  organização do Hospital de Referência para atendimento de casos de Influenza aviária e pandemia; e a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, da SMS, que analisará a preparação do município de Campinas e da DIR XII para o enfrentamento da pandemia.

O Simpósio é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, Secretaria de Estado da Saúde, Coordenadoria de Controle de Doenças, Dir-XII Campinas e Hospital de Clínicas da Unicamp.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no portal da SMS www.campins.sp.gov.br/saude, link eventos. As vagas são limitadas.

Veja a programação: 

I SIMPÓSIO MUNICIPAL E REGIONAL SOBRE INFLUENZA
Pandemia de Influenza: expectativas e ações

8:00Café e Recepção  

8:30 – 8:45 - Abertura: Secretaria de Estado da Saúde – CCD e DIR XII, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Hospital das Clínicas da  Unicamp, Secretaria Municipal de Saúde de Campinas  

8:45 – 9:15Vírus Respiratórios
Prof. Dr. Eurico de Arruda Neto – 

9:15- 9:45 - Aspectos clínicos e tratamento de influenza
Dra. Nancy Bellei -  Infectologista,  Pesquisadora chefe do Setor de Vírus Respiratórios da Universidade Federal de São Paulo

9:45 – 10:00 - Debate

10:00 - 10:30 - Influenza aviária
Dra. Sônia Vitagliano – Médica Veterinária -  Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

10:30 – 11:00 - Brunch

11:00 – 11:30Pandemias de Influenza e contexto atual 
Prof. Dr. Luiz Jacintho da Silva, infectologista, Hospital das Clínicas da Unicamp

11:30 – 12:00 - Planos de contingência
Dr. Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza, CCD/ SESSP

12:00 – 12:20A organização do Hospital de Referência para atendimento de casos de Influenza aviária e pandemia.
Dr. Plínio Trabasso, Presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital das Clínicas da Unicamp

12:20 – 12:40 – Preparação do município de Campinas e da DIR XII para enfrentamento da pandemia
Brigina Kemp, SMS Campinas

12:40 – 13:30 – Debate

Volta ao índice de notícias