35 Nota para a imprensa sobre a Influenza A

18/06/2009

Campinas, 18 de junho de 2009, 11h30

NOTA À IMPRENSA

Ocorrências de casos humanos de influenza A (H1N1)

1. A Secretaria Municipal de Saúde - Vigilância em Saúde de Campinas informa nesta quinta-feira, dia 18 de junho, que foi confirmado um novo caso de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1): uma mulher de 30 anos, moradora de outra cidade. A paciente retornou de viagem aos Estados Unidos. A notificação dela deu-se no dia 16 de junho.

Também informa que foram descartados outros dois casos suspeitos notificados no dia 16 de junho. Trata-se da mulher de 22 anos que veio de Cuba e do homem de 35 que chegou da Argentina. Os dois são moradores de Campinas.

Ainda comunica a notificação de mais um caso suspeito de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1).

Trata-se de um homem de 40 anos, morador de Campinas, que viajou para a Argentina;

O paciente encontra-se em isolamento domiciliar. A amostra com secreção respiratória está em análise laboratorial.

2. Com os resultados de hoje e a nova suspeita, a situação dos casos de Influenza A (H1N1) no município de Campinas fica da seguinte maneira:

Suspeitos: sete, dos quais quatro são de Campinas e viajaram para o exterior (um para a Europa, um para o Chile e três para a Argentina) e dois são de outras cidades (tendo um viajado para a Argentina e outro para a França).

Confirmados: quatro, sendo todos de outras cidades, três dos quais viajaram para o exterior e um com vínculo epidemiológico com paciente procedente do exterior.

Descartados: dezenove

3. Os números referem-se a informações repassadas à Vigilância em Saúde Municipal até as 11h30 desta quarta-feira. Todos os casos identificados após esse horário serão contabilizados no documento a ser divulgado amanhã, dia 19.

4. Até o momento, 82 países têm casos confirmados e divulgados da doença, de acordo com informações dos governos ou da Organização Mundial de Saúde (OMS).

5. Do total de países, 35 têm casos autóctones de transmissão do vírus: Europa (Áustria, Bélgica, Dinamarca, Estônia, França, Alemanha, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido); Américas (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, Panamá, Peru e Uruguai); Ásia (Japão); África (Egito) e Oceania (Austrália).

6. Segundo a OMS, México, EUA, Canadá, Chile e Austrália (Estado da Victoria) são considerados os países com transmissão sustentada da Influenza A (H1N1).