38 Nota para a imprensa sobre a Influenza A

19/06/2009

Campinas, 19 de junho de 2009, 17h30

NOTA À IMPRENSA

Ocorrências de casos humanos de influenza A (H1N1)

1. A Secretaria Municipal de Saúde - Vigilância em Saúde de Campinas informa nesta sexta-feira, dia 19 de junho, às 17h que foi confirmado um novo caso de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1): uma mulher de 38 anos, moradora de Campinas. A paciente viajou para a Argentina. Ela passa bem e encontra-se em isolamento domiciliar. A notificação deu-se no dia 17 de junho. Trata-se do primeiro caso no município. Desde a notificação, a Vigilância em Saúde de Campinas adotou todas as medidas indicadas. Foi realizada busca ativa e todos os contatos próximos foram identificados e orientados a permanecer em quarentena e a procurar o serviço de saúde se apresentar sintomas. Este monitoramento continua até o período máximo de incubação da doença.

2. Com os resultados às 17h30 desta sexta-feira, a situação dos casos de Influenza A (H1N1) no município de Campinas fica da seguinte maneira:

Suspeitos: seis, dos quais quatro são de Campinas e viajaram para o exterior (um para a Europa e três para a Argentina) e dois de outras cidades (tendo um viajado para o Chile e outro para a França).

Confirmados: seis, sendo um de Campinas e os outros cinco de outras cidades. Dos cinco de outras cidades, quatro viajaram para o exterior e um era contato próximo de paciente procedente do exterior.

Descartados: 21

3. Os números referem-se a informações repassadas à Vigilância em Saúde Municipal até as 17h30 desta sexta-feira. Todos os casos identificados após esse horário serão contabilizados no documento a ser divulgado amanhã.

4. Até o momento, 88 países têm casos confirmados e divulgados da doença, de acordo com informações dos governos ou da Organização Mundial de Saúde (OMS).

5. Do total de países, 35 têm casos autóctones: Europa (Áustria, Bélgica, Dinamarca, Estônia, França, Alemanha, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido); Américas (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, Panamá, Peru e Uruguai); Ásia (Japão); África (Egito) e Oceania (Austrália).

6. Segundo a OMS, México, EUA, Canadá, Chile e Austrália são considerados os países com transmissão sustentada da Influenza A (H1N1).