Campanha contra a gripe termina na quarta-feira, dia 2 de junho

01/06/2010

Autor: Denize Assis

A vacinação contra a nova gripe (H1N1) se encerra no próximo dia 2 de junho e a secretaria de Saúde de Campinas reforça a convocação para que a população incluída nos grupos-alvo da campanha e que ainda não se vacinou procure um dos centros de saúde do município.

“As pessoas têm apenas mais três dias para se vacinar contra a gripe H1N1. Pais e responsáveis devem levar as crianças ainda não imunizadas aos centros de saúde. O recado também é importante para os adultos de 30 a 39 anos, que estão nesta última etapa, e para as gestantes, grupos nos quais a cobertura está abaixo da meta de 80%”, afirma o secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva. O secretário informa que o país já entrou no período de maior transmissão de doenças respiratórias e, portanto, da gripe. “Por isso, é muito importante que os grupos mais vulneráveis ao vírus estejam protegidos”, diz.

De acordo com o último balanço, em 27 de maio, Campinas contabiliza 505.597 doses aplicadas contra H1N1. Entre os grupos contemplados na campanha, o município conta com uma população constituída de 512.546 campineiros. É preciso considerar que as crianças menores de 9 anos recebem duas doses. Portanto, não necessariamente o número de doses corresponde ao número de pessoas imunizadas.

Em relação aos públicos-alvo, já foram vacinados mais de 99% dos doentes crônicos de todas as faixas etárias, profissionais de saúde que atuam no enfrentamento da pandemia, crianças menores de dois anos e adultos de 20 a 29 anos. Entre os adultos de 30 a 39 anos, a cobertura está em 65,7% (117.716) e, entre as gestantes, em 69% (9.867). A Secretaria não divulgou o número de crianças vacinadas entre 2 anos e menores de 5 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, esta já é a maior campanha de imunização realizada no país. Até a manhã desta segunda-feira, foram registradas quase 70 milhões de doses aplicadas. No mundo, o Brasil é o país que, proporcionalmente, mais vacinou a sua população. “Isso demonstra o grande trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde e a confiança da população no programa de imunização”, afirma o secretário.

Situação epidemiológica. Em 2009, em Campinas, foram registrados 206 casos de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1). Deste total, 17 foram a óbito, sendo nove mulheres e oito homens. Do total de casos – dos 206 -, 16 referiam-se a gestantes, sendo que uma delas evoluiu para óbito. Tratava-se de uma grávida de gêmeos. Os bebês sobreviveram. Este ano, foram confirmados três casos, todos em mulheres de 30 a 40 anos e uma delas morreu.

No Brasil, em 2010, foram registradas 540 internações da gripe H1N1, até o dia 8 de maio. Desse total, 18% dos casos estiveram relacionados à gestação. Em relação às mortes - um total de 64 - as gestantes representam 30%.

No ano passado, de 2.051 óbitos registrados no País, 1.539 (75%) ocorreram em pessoas com doenças crônicas. Entre as grávidas (189 morreram, ao todo), a letalidade entre os casos graves foi 50% maior que na população geral. Adultos de 20 a 29 anos concentraram 20% dos óbitos (416, no total).

Volta ao índice de notícias