Farmácia Popular distribui gratuitamente remédios contra asma

11/06/2012

Autor: Diego Geraldo

As duas farmácias populares próprias e as drogarias conveniadas no programa "Aqui tem Farmácia Popular" passaram a distribuir, gratuitamente, três medicamentos contra a asma. O sulfato de salbutamol, brometo de ipratrópio e o dipropionato de beclometasona nas conveniadas e salbutamol solução oral e comprimidos nas próprias.

A medida foi possível por causa da Portaria 1.146, publicada pelo Ministério da Saúde no Diário Oficial da União do dia 4 de junho de 2012.

Os medicamentos para o tratamento de asma já são disponibilizados pela rede de saúde de Campinas nos Centros de Saúde e agora a distribuição passa a ser feita também pelas Farmácias Populares conveniadas e próprias.

O fornecimento de medicamentos é um dos eixos previstos na ação Brasil Carinhoso e Saúde Não Tem Preço, que pretende ampliar a prevenção e o tratamento de doenças que afetam as crianças. De acordo com o Ministério da Saúde, a asma é a segunda principal causa de internação de crianças de até cinco anos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Apesar no foco nas crianças, por serem mais atingidas pela doença, o medicamento estará disponível gratuitamente para toda a população, independente da faixa etária.

Para ter acesso aos medicamentos nas farmácias populares é obrigatório que os pacientes apresentem receita médica, CPF e documento com foto. Para menores de idade, a documentação poderá ser a do representante legal, mas com receita médica em nome do paciente.

Volta ao índice de notícias