Prefeitura realiza Campanha de Vacinação contra a Poliomielite

18/06/2012

Autor: Amanda Romero, Bruno Sgambato

A abertura oficial da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite ocorreu na manhã deste sábado, dia 16 de junho, no Centro de Saúde Paranapanema, com a presença do prefeito Pedro Serafim que, juntamente com o secretário de Saúde, Fernando Brandão, e a diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), Maria Filomena de Gouveia Vilela enfatizaram a importância da continuidade das campanhas que lutam contra a doença.

A campanha de vacinação na cidade contará, durante todo o dia, com 271 postos, onde a vacina pode ser tomada. “O Brasil está no esforço mundial de erradicar a poliomielite, que ainda está presente em 35 países, dos quais em alguns de forma endêmica. O objetivo é que, assim como a varíola, a pólio seja erradicada no mundo”, afirma o secretário Brandão mostrando que o caminho para isso é continuar as campanhas.

Este ano, a campanha ocorrerá em apenas uma fase e se estenderá até o dia 6 de Julho. A meta da Secretaria é vacinar 62 mil crianças durante esse período, o que corresponde a 95% delas. Apenas nesse sábado, no primeiro balanço, fechado às 13h, 7.350 crianças já haviam comparecido aos postos de vacinação e recebido a imunização através das duas gotinhas, um total de 10,9%.

Entre elas, Tainá Vitória, de nove meses. Sua mãe, Lilian Belone, disse acreditar que essa é uma forma segura e sem sofrimento de proteger a filha contra a doença: ”ela nem chorou”, afirmou Lilian.

Silvia Nunes Moreira é mãe de Bruno Otávio, de apenas 4 anos, e mantém atualizada a caderneta de vacinação do filho. “Ele nunca perdeu uma campanha, as vacinas estão todas em dia e daqui a dois meses trago meu filho novamente para tomar a segunda dose”, contou.

O Centro de Saúde Paranapanema estava enfeitado com bexigas e todo criança recebia um pirulito ao sair da sala de vacinação. “Queremos passar segurança e mudar a visão negativa que as crianças têm a respeito de tomar vacina, mostrando que isso é para o bem delas”, explicou a auxiliar de enfermagem Sandra Regina Pianoske que estava trabalhando na abertura. Para a coordenadora do Paranapanema, Márcia Helena Amaral, “a campanha já está estabelecida na rotina das crianças e dos pais, mas é um dia em que o Centro de Saúde se coloca de uma forma diferente para a população, procurando transformar algo que pode ser dolorido em uma coisa boa”, destacou.

A diretora da Covisa, Maria Filomena de Gouveia Vilela, enfatizou que toda criança que tiver menos que 5 anos deve ser vacinada, mesmo as imunizadas anteriormente ou que estiverem com alguma dose atrasada, “os pais devem conversar com os profissionais de saúde para esclarecer qualquer dúvida. É importante que as carteirinhas de vacinação das crianças estejam atualizadas”, acrescentou.

Verba milionária

Durante o evento prefeito falou sobre a transferência da verba de R$ 124 milhões para o atendimento de urgência e emergência na região de Campinas, assinada pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na tarde desta sexta-feira, dia 15. “Vamos aliviar a superlotação no atendimento de urgência e emergência, possibilitando um serviço de mais qualidade à população”, disse o prefeito que destacou ainda que “a busca por investimentos no município é uma prioridade do governo”.

Em Campinas serão R$ 9 milhões para reformas, ampliações e compra de equipamentos para o Hospital Municipal Mário Gatti, HC da Unicamp e Celso Pierro, sendo R$ 3 milhões para cada, mais R$ 300 mil para custeio. Para a abertura de novas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), serão R$ 2 milhões para o HC da Unicamp e R$ 200 mil para a Beneficência Portuguesa, além de mais R$ 6 milhões para o custeio das novas UTIs.

Os prontos-atendimentos de Campinas também receberão R$ 1,35 milhão para reformas, ampliações e compra de equipamentos. O Serviço de Assistência e Internação Domiciliar (Said) receberão aproximadamente R$ 5 milhões para custeio. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também receberá recursos.