Vacinação contra polio mobiliza 300 postos em Campinas

07/06/2013

Autor: -

O Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite será neste sábado, 8 de junho. A Prefeitura de Campinas contará com 1,3 mil funcionários da Saúde trabalhando em 300 postos de vacinação, sendo 175 fixos e 125 volantes. A abertura será no Centro de Saúde Anchieta, às 9h30, e contará com as presenças do prefeito Jonas Donizette, do secretário de Saúde, Carmino Antonio de Souza, e da diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Brigina Kemp.

A Campanha de Vacinação pretende atingir 95% do público-alvo, formado por 60,7 mil crianças com idades entre seis meses e menores de cinco anos. Em todo o Brasil, a meta é vacinar 12,2 milhões de crianças.

A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.

Em 2012, foi introduzida no calendário de rotina de vacinação a Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), que é injetável.As crianças menores de seis meses não vão receber a dose oral nesta campanha porque recebem a injetável por meio do cronograma das vacinas.

De acordo com o calendário de rotina, a criança recebe as duas primeiras doses – aos dois e aos quatro meses. A terceira dose (aos seis meses) e o reforço (aos 15 meses) continuam com a vacina oral (a VOP).

Se a criança menor de cinco anos nunca tiver tomado nenhuma dose injetável, não deve tomar as gotinhas neste momento, pois o esquema de vacinação deve ser iniciado com a VIP.

Erradicação

A paralisia infantil foi erradicada no Brasil. Em Campinas, o último caso confirmado da doença foi em 1984. No Brasil, foi em 1989, na Paraíba. No estado de São Paulo, o último caso foi em 1988, em Teodoro Sampaio.

A vacinação é importante porque a paralisia infantil ainda circula em diversos países. Em 2011 foram registrados 604 casos de poliomielite em todo o mundo. Em 2012, foram registrados 223.

O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas da doença (febre, fadiga, cefaleia, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos membros), mas excretam o vírus em suas fezes e, dessa forma, podem transmitir a infecção para outras pessoas.

Quando ocorrer a erradicação da doença no mundo, o Brasil irá utilizar apenas a vacina injetável, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Divulgação

A Prefeitura de Campinas iniciou nesta semana uma ampla divulgação da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil (Poliomielite), que começa neste sábado (8), com o Dia D de mobilização nacional, e vai até 21 de junho.

As mensagens informativas ressaltando a importância da vacinação estão sendo divulgadas em emissoras de rádio, em painéis instalados nos ônibus urbanos e em mídias impressas.

Crédito da Foto: arquivo PMC
Imunização é prevista para 60,7 mil crianças