Campólio é prorrogada até dia 4 de julho em Campinas

24/06/2013

Autor: -

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite em Campinas foi prorrogada até 4 de julho. Até esta data, as crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos devem ser vacinadas. A meta é atingir 95% das pessoas desta faixa etária.

Em Campinas, até sexta-feira, 21 de junho, foram vacinadas 75,6% do público-alvo, o que equivale a 45.967 crianças.

Balanço parcial indica que 9,6 milhões crianças foram imunizadas contra a doença no país. O número corresponde a 74,5% da meta prevista pelo Ministério da Saúde. A expectativa é imunizar 12,2 milhões de crianças.

A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.

Em 2012 foi introduzida no calendário de rotina de vacinação a Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), que é injetável. As crianças menores de seis meses não vão receber a dose oral nesta campanha porque recebem a injetável por meio do cronograma das vacinas.

De acordo com o calendário de rotina, a criança recebe as duas primeiras doses – aos 2 e aos 4 meses. A terceira dose (aos 6 meses) e o reforço (aos 15 meses) continuam com a vacina oral (a VOP).

Se a criança menor de 5 anos nunca tiver tomado nenhuma dose injetável, não deve tomar as gotinhas neste momento, pois o esquema de vacinação deve ser iniciado com a VIP.

A paralisia infantil foi erradicada no Brasil. Em Campinas, o último caso confirmado da doença foi em 1984. No Brasil, foi em 1989, na Paraíba. No estado de São Paulo, o último caso foi em 1988, em Teodoro Sampaio.

A vacinação é importante porque a paralisia infantil ainda circula em diversos países. Em 2011, foram registrados 604 casos de poliomielite em todo o mundo. Em 2012, foram registrados 223.

Volta ao índice de notícias