Prefeitura presenteia os 56 bebês nascidos em 14 de julho com cesta

15/07/2004

Talita El Kadri

Os 56 bebês que nasceram em Campinas ontem, 14 de julho, data do aniversário da cidade, receberam da Prefeitura, nesta quinta-feira, dia 15, cestas com itens comemorativos dos 230 anos e produtos básicos para recém-nascidos. Do total de partos, 31 foram pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 25 por convênios ou particular.

A entrega foi feita pela Secretária de Saúde, Maria do Carmo Cabral Carpintéro, pela Secretária de Assistência Social, Rita de Cássia Angarten Marchiore, pelo coordenador do Distrito de Saúde Norte, o médico Paulo Bonilha, e pela apoiadora do Distrito Noroeste, Márcia Molina.

A cesta é composta por uma camiseta com o logotipo dos 230 anos de Campinas, fita de vídeo com a história dos 230 anos, placa de acrílico comemorativa e cartão parabenizando o bebê. O kit também continha macacão, fraldas, termômetro, toalha, manta, chocalho, mordedor, bichinhos de borracha, pote para comida, copinho, camiseta, esparadrapo micropore, bolinhas de algodão, absorvente de seio, cotonete, lenços umedecidos e sabonete.

Ao entregar os presentes, a Secretária de Saúde explicou para as mães que o gesto é uma mensagem de otimismo e simboliza a esperança de um futuro melhor. Para compor o presente foram chamadas maternidades públicas e privadas da cidade e as operadoras de plano de saúde e a maioria delas acolheu a proposta.

O projeto foi idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Maternidade de Campinas e das maternidades do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) e do Hospital Celso Pierro da Pontifícia Universidade Católica (Puc-Campinas), que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Também participaram as operadoras de saúde Master Saúde, Real Sociedade Portuguesa de Beneficência, Casa da Saúde de Campinas, Hospital Vera Cruz, plano de saúde Sabin, Santa Tereza, Sabe Total, Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil – Cassi e o sistema de assistência à saúde Coopus.

Maria Rosa da Silva, escriturária de 25 anos e mãe Ana Júlia Cordeiro, teve neste dia 14 muitos motivos para comemorar o nascimento da filha. Além de aniversário da cidade, a mãe de Rosa completou 47 anos no dia 14. "Quero que minha filha seja uma mulher forte como minha mãe", disse.

A terceira filha da escriturária nasceu de parto normal às 2h09 com 39 semanas de gestação e 2,7 kg. Durante o parto, Maria Rosa recebeu a notícia de que sua filha era a primeira criança a nascer no Hospital Celso Pierro da Pontifícia Universidade Católica (Puc-Campinas) no dia do aniversário da cidade.

Maria Rosa mora no Parque Valença e fez o acompanhamento da gravidez no Centro de Saúde (CS) Centro, próximo ao local onde trabalha. Ela afirma que foi muito bem atendida na maternidade do Hospital Celso Pierro e que ficou muito feliz com a coincidência.

Outra mãe a ser presenteada com as cestas foi Kely Francisca da Silva, de 21 anos, mãe do primeiro bebê nascido no Caism. Durante toda a gestação Kely fez o acompanhamento necessário no CS Santa Mônica e no Caism, onde deu a luz a Wesley Pablo da Silva Albuquerque.

Onde nasceram os bebês:

Maternidade de Campinas: 28 bebês

Maternidade do Hospital Celso Pierro da Pontifícia Universidade Católica (Puc-Campinas): 5 bebês

Maternidade do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism): 7 bebês

Hospital Vera Cruz: 1 bebê