Equipe do Centro de Saúde São Marcos recebe capacitação para atender urgência e emergência

16/07/2004

O Centro de Saúde (CS) São Marcos recebeu nesta sexta-feira, dia 16 de julho, profissionais do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) para a capacitação da equipe de saúde local em atendimento de urgência e emergência. O CS é o décimo da rede a receber o treinamento, que visa qualificar o atendimento, na unidade básica de saúde, de casos como paradas cardiorrespiratórias, queimaduras graves e traumatismos entre outros.

A capacitação foi dividida em duas etapas. Pela manhã, os funcionários do CS receberam instruções teóricas. No período da tarde houve um treinamento prático. A equipe do NEU também aproveita a ocasião para avaliar o espaço físico do CS, a sala de emergência e dar orientações de como proceder o atendimento.

Segundo Edilson Marcos Vicentin, coordenador do Pronto-Socorro São José e integrante do NEU, a capacitação é importante porque, como os Centro de Saúde são próximos à população, as unidades recebem com freqüência casos de urgência e emergência, mesmo sem ser esta sua função básica. "Há dois anos e meio não tínhamos nem os equipamentos necessários para esses tipos de casos. Hoje, já capacitamos dez Centros de Saúde. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) avalia que a capacitação adequou o atendimento e o encaminhamento dos casos de urgência e emergência", diz Edilson.

A enfermeira Jéssica de Barros Perilli, do São Marcos, diz que a qualificação é importante para a equipe reciclar seus conhecimentos e acolher ainda melhor a população. A enfermeira afirma que o São Marcos se organizou para receber o NEU, sem prejudicar a comunidade. "Verificamos a agenda, colocamos cartazes para avisar os pacientes e adaptamos a rotina, tudo para não comprometer o atendimento", afirma Jéssica.

A próxima unidade a receber a capacitação é o CS Centro. O NEU já promoveu o curso nos CS Costa e Silva, Vista Alegre, Valença, Vila Rica, Boa Vista, São Quirino, União dos Bairros, Florence e Ipê. A meta é contemplar pelo menos 30 dos 47 Centros de Saúde da Prefeitura até o final de 2004.

O CS São Marcos é referência para uma população estimada em 26 mil pessoas moradoras de bairros da região Norte de Campinas entre eles Vila Esperança, São Marcos, Jardim Campineiro, Recanto da Fortuna, San Martin e Parque Cidade. A unidade, que está localizada na avenida Maria Luíza Pompeo de Camargo, 199, no Jardim Campineiro, atende de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 21h. Os telefones são 3246-1229, 3246-3018 e 3246-3989.

Volta ao índice de notícias