Operação contra a dengue já chegou a milhares no São Domingos

07/07/2005

Equipes da Vigilância em Saúde (Visa) Sul da Secretaria de Saúde de Campinas visitaram milhares de residências nos bairros Jardim Fernanda, Puccamp, Columbia, Dom Gilberto, Itaguaçu e Campo Belo, desde a última segunda-feira, 4 de julho, quando a Prefeitura deu início a mais uma série de medidas para reforçar o controle da dengue na área do Centro de Saúde São Domingos, Região Sul da cidade.

O trabalho, que conta com parceria da Superintendência do Controle de Endemias (Sucen), da Sanasa e das equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), inclui desinsetização, remoção de criadouros, limpeza e telagem de reservatórios de água, aplicação de larvicida biológico nos reservatórios, busca de suspeitos, controle de pontos de risco - borracharias e ferros-velhos – e ações educativas.

O novo reforço visa controlar a doença que já atingiu, somente este ano, 70 moradores desta comunidade – um novo caso foi confirmado nesta quinta-feira, 7. No total, em toda cidade, desde janeiro, foram confirmados 101 casos, dos quais 87 são autóctones – com transmissão no município.

No ano passado, Campinas registrou 26 casos de dengue, sendo apenas seis autóctones. Em 2003 foram 452, 382 deles autóctones. Em 2002, foram registrados 1.458, sendo 1.246 autóctones, dentre os quais 10 da forma hemorrágica.

"O objetivo desta nova ação é interromper de vez a transmissão da doença. Até agora, dentro da estratégia de intensificação das ações no local, já visitamos mais de 10 mil domicílios para as mais variadas ações e com enfoque para a questão dos reservatórios de água, que é o criadouro mais importante na comunidade", diz a médica veterinária Andréa Von Zuben, coordenadora da Visa Sul.

Segundo Andréa, nos trabalhos em campo, ainda estão sendo encontradas pessoas que apresentam sintomas que podem ser os da dengue – chamados de casos suspeitos -, o que indica que a transmissão ainda pode estar ocorrendo.

Andréa ressalta a importância da população colaborar na busca de alternativas para manter os ambientes livres de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue. Os criadouros são recipientes que armazenam água, sendo que na região do São Domingos destacam-se os reservatórios de água mantidos de forma inadequada. "É necessário que todos se unam na luta contra a dengue. Cada um precisa cuidar da sua caixa de água, do seu quintal, da sua rua, do seu bairro. A responsabilidade é de todos".

Denize Assis

Volta ao índice de notícias