Samu deu suporte aos shows que marcaram aniversário de Campinas

25/07/2005

Com a finalidade de prestar atendimento médico imediato a pessoas que eventualmente pudessem apresentar problemas de saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) esteve presente no evento Parabéns Campinas, que ocorreu no último domingo, dia 24, na Pedreira do Chapadão, em comemoração aos 231 anos da cidade. O serviço manteve no local, em todas as apresentações, uma ambulância com médico, profissionais de enfermagem e motorista socorrista.

Segundo o coordenador médico do Samu, devido ao grande número de pessoas, cerca de 85 mil, os casos que apareceram foram principalmente de hipoglicemia e desidratação. "Como o número de participantes foi muito grande, houve dificuldades de locomoção para comer ou beber algo, o que gerou mal-estar em alguns", explicou Hansen.

O coordenador acrescentou ainda que, em sua maioria, os pacientes eram do sexo feminino e jovens. "Mas não houve nenhum caso de maior gravidade", disse.

Atendimento ininterrupto. O Samu/192 é um serviço 24 horas que presta atendimento gratuito a qualquer pessoa que necessite de orientação e/ou avaliação em casos de urgência. O atendimento é prestado no local onde o cidadão se encontra e, se necessário, após estabilizar a vítima, a equipe transporta-a para um serviço médico. O serviço atende às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e psiquiátrica.

Para tanto, o Samu conta com equipes de suporte básico (motoristas, socorristas, auxiliares e técnicos de enfermagem), capacitadas para atendimento das urgências com risco moderado de vida e equipes de suporte avançado (motoristas, médicos e enfermeiros) para atendimento das urgências graves, que necessitam resposta imediata e intervenção mais complexa. Para acionar o Samu basta que o usuário disque para o número 192.

Volta ao índice de notícias