Curso vai abordar questões de cidadania relacionadas à segurança e saúde no trabalho

05/07/2006

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST) da Secretaria de Saúde de Campinas, em parceria com a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Sindicato dos Químicos e Associação de Trabalhadores Expostos a Substâncias Químicas, promove a partir da próxima quinta-feira, 6 de julho, o curso Saúde e Segurança do Trabalhador: Fundamentos para Cidadania.

A atividade, que acontece também nos dias 7, 11 e 12 de julho e 16, 17 e 18 de agosto, tem como objetivo principal possibilitar a reflexão sobre temas referentes à saúde do trabalhador em sua relação multidimensional com a sociedade e instituições. Além disso, visa qualificar e estimular os trabalhadores no exercício da reflexão sobre a prática do seu próprio trabalho, de forma a identificar falhas e acertos, avanços e limites de suas intervenções nos ambientes em que atuam.

Segundo a fonoaudióloga Andréa Marques Tavares, coordenadora do CRST de Campinas, é papel do Sistema Único de Saúde (SUS) a promoção da saúde do trabalhador, como reforça a própria Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast). O curso atende na prática a este objetivo, vai de encontro às necessidades do usuário e foi apontado como demanda no Plano de Ações e Metas de Saúde do Trabalhador (PAM/ST 2006/2007), afirma.

O médico sanitarista do CRST de Campinas Marcos Oliveira Sabino, um dos coordenadores do curso, informa que a atividade visa contribuir para a construção de conhecimentos para a compreensão de questões relacionadas à segurança e saúde no trabalho. Segundo Sabino, nesse processo, o trabalhador é protagonista. O trabalhador tem a capacidade de indicar os riscos aos quais está exposto e ser ativo no sentido de exercer seus direitos e até mesmo de executar alguns projetos, afirma.

De acordo com o sanitarista, além de ser uma atividade de divulgação e educação em saúde, o curso é um retorno à sociedade de como são aplicadas as verbas federais e do compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com as questões de saúde do trabalhador.

O curso terá como eixos temáticos: a segurança e saúde do trabalhador: aspectos e conceitos, transformações tecnológicas no mundo do trabalho e agravos à saúde advindas  dessas mudanças, riscos e formas de controle de doenças relacionadas ao trabalho, experiências dos trabalhadores, de dirigentes sindicais e de servidores públicos na luta por melhores condições de trabalho e legislação acidentária e previdência e controle social.

O curso acontece no Centro de Formação e Lazer (Cefol) do Sindicato dos Químicos de Campinas, na rodovia Dom Pedro I, km 3,5. Informações podem ser obtidas pelos telefones 3272-8025 e 3272-1292 ou pelo endereço saude.crst@campinas.sp.gov.br

Denize Assis