Informatização dos medicamentos qualifica assistência farmacêutica

20/07/2007

Para garantir que todo cidadão tenha atendimento qualificado no acesso aos medicamentos distribuídos pelo Sistema Único de Saúde de Campinas (SUS/Campinas), a Secretaria Municipal de Saúde iniciou em maio deste ano a informatização da dispensação de medicamentos nas farmácias dos centros de saúde.

O sistema foi confeccionado pela IMA em conjunto com técnicos da Secretaria de Saúde e funciona assim: no momento da entrega, faz-se a identificação informatizada do paciente, do prescritor (médico ou dentista) e do medicamento, com lote e validade. Caso o medicamento seja de uso contínuo, o paciente é orientado a retornar a cada 30 dias até completar o tratamento, sendo que o controle da duração do tratamento é indicado pelo sistema.

“A informatização aumenta o controle sobre os estoques, melhora a distribuição de medicamentos e facilita o trabalho dos profissionais da área. Além disso, a Secretaria de Saúde tem uma maior confiabilidade no medicamento que foi dispensado para cada paciente, já que o sistema possibilita a rastreabilidade do lote. Tudo isto beneficia diretamente a população”, diz o médico Pedro Humberto Scavariello, diretor municipal de saúde.

Segundo Pedro, além de agilizar o sistema como um todo e evitar a falta de medicamentos, a comunidade vai perceber a diferença no atendimento porque foram inseridos nas equipes dos Centros de Saúde auxiliares de farmácia. Estes profissionais possuem formação específica na área para, sob supervisão do farmacêutico, realizar orientação adequada aos pacientes sobre a melhor maneira de utilizar os medicamentos.

A informatização será gradativa. O sistema já foi instalado em 17 unidades básicas, das quais 10 estão em pleno funcionamento. O Centro de Saúde Costa e Silva, na região leste, foi um dos primeiros a ter a farmácia informatizada. “O programa ainda está sendo iniciado, mas já melhorou bastante nosso trabalho e a assistência ao paciente. Conseguimos ter um controle mais efetivo sobre a medicação, gastar menos tempo com escrituração e mais tempo com orientação ao paciente. Além disso, agora o almoxarifado é informado pelo sistema sobre que medicamentos foram dispensados e repõe automaticamente o estoque”, afirma a auxiliar de farmácia Tatiane Gabetto Baldin Alexandre, que trabalha na farmácia do CS Costa e Silva, onde são dispensadas em média 300 receitas por dia.

A meta da Secretaria é que todas as farmácias dos centros de saúde estejam informatizadas até o final de 2007. Por dia, em média, em toda a rede da Secretaria de Saúde, são dispensadas 20 mil receitas.

Denize Assis