Portal das Artes disponibiliza oficinas de férias

08/07/2008

Autor: Denize Assis

O Espaço de Convivência Portal das Artes, da Secretaria de Saúde de Campinas, está com uma programação extra de férias para este mês de julho. Estão sendo disponibilizadas oficinas de sabonete, bonecos de papel marché, culinária, stickers, samba, macramé, origami, canto de histórias, além de sessões de cinema.

As atividades são gratuitas e estão disponíveis para qualquer pessoa da comunidade. As inscrições devem ser feitas antecipadamente e as vagas são limitadas por oficina. Os interessados em participar, devem procurar o Portal das Artes que fica na rua Serra D’água, 166, no Jardim Baronesa, região Sul de Campinas. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3253-6881.

O Portal das Artes integra a Rede Municipal de Atenção à Saúde Mental e faz parte do fórum dos Centros de Convivência mantido pela Secretaria Municipal de Saúde. A unidade trabalha com a questão da inclusão social, é aberta aos usuários dos Centros de Saúde do Distrito Sul e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Antônio da Costa Santos e à comunidade em geral. Instalado próximo ao Centro de Saúde (CS) Paranapanema, o espaço funciona em parceria com o Serviço de Saúde Cândido Ferreira.

Segundo a psicóloga psicanalista Sibele Ribeiro Campos Martins, coordenadora das atividades do Portal, estas oficinas fazem parte do projeto para as férias destas comunidades. “Há uma lacuna de oficinas de férias na cidade. E o Portal das Artes visa suprir este espaço, com atividades extras gratuitas para este período”, afirma.

Os oficineiros são pessoas do Centro de Saúde Paranapanema e de outros CSs parceiros, como o São Domingos. “É uma troca de saberes, onde outras unidades também colaboram com o talento de seus servidores e usuários para ofertar oficinas que não estão no nosso quadro de atividades normais. São atividades extras, gratuitas, das quais as pessoas podem participar para aprender e ensinar”, diz.

O Portal das Artes iniciou suas atividade em 2002 e, desde lá, já chegou a receber até 500 pessoas por mês para as suas diversas oficinas que incluem ginástica harmônica, meditação, ioga, crochê, tricô, vagonite, ponto-cruz, tricô de prego, curso de corte e costura básico, bordado em pedrarias, pintura, espanhol, culinária, papel reciclado, bijuteria, oficina de linguagem, bricolagem, percussão, canto coral, cavaquinho, violão, automassagem, marcenaria e dança de salão.

O Portal está articulado à rede de atenção extra-hospitalar em saúde mental de Campinas. “Trata-se de um espaço de troca de saberes, que promove a inclusão social e surgiu da própria demanda da comunidade que solicitava espaços de lazer, de produção e intervenção na cultura e na cidade e reivindicava atividades que promovessem a saúde além do cotidiano de atendimento das unidades de saúde”, diz Sibele. O Portal das Artes funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h.

Espaço de Convivência Portal das Artes

Férias de Julho

Segunda-feira

9h30 às 11h - Sabonete (Dias 7 e 14 de julho)