Campinas analisa cinco óbitos suspeitos de Doença Respiratória Grave que serão investigados também para Influenza A

17/07/2009

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas informou nesta sexta-feira, 17 de julho, que analisa cinco óbitos de Doença Respiratória Aguda Grave, que serão investigados para diversas doenças inclusive para Influenza A (H1N1). Todos são do sexo feminino. Três são de Campinas e dois de outros municípios.

Dos casos de Campinas, dois morreram hoje e um no dia 8 de julho. Os óbito de moradores de outras cidade no município de Campinas também foram hoje. Todos são adultos jovens – de 20 a 39 anos -, somente uma pessoa está faixa etária de 50 a 60 anos.

O aumento no número de casos de óbitos suspeitos de H1N1 já era esperado, mediante a mudança no protocolo do Ministério da Saúde que recomenda a investigação de todos os casos de doença respiratória aguda grave.

Segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade, Campinas registrou um aumento de óbitos por doença respiratória na faixa etária de 20 a 39 anos este ano em relação aos anos anteriores, considerando o mesmo período e, por isso também, os casos merecem uma investigação mais apurada.

A Vigilância não confirmou nenhuma morte por Influenza A na cidade e reforçou que as pessoas com sintomas leves de gripe devem buscar seu médico ou um centro de saúde, que indicarão o tratamento adequado para cada pessoa.

A Secretaria de Saúde alerta que todos os indivíduos com síndrome gripal que apresentam fator de risco para as complicações de influenza requerem - obrigatoriamente - avaliação e monitoramento clínico constante de seu médico, para indicação ou não de tratamento com antiviral, além da adoção de todas as demais medidas terapêuticas.

O encaminhamento para internação hospitalar será feito de acordo com a necessidade e avaliação dos serviços de saúde e conforme protocolo do Ministério da Saúde. Só serão internados e tratados para H1N1 casos graves. A coleta de exames também só será para casos graves. Em situação de surto, será coletado uma amostra.

Segundo o secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, a rede pública e privada de saúde do município já estão estruturadas para atender a população. As ações de comunicação serão reforçadas na cidade e o município dispõe de medicamentos contra a gripe, para os casos em que há indicação conforme protocolo do Ministério da Saúde.

O Secretário informou que Campinas confirmou 50 casos de Influenza A (H1N1) até o momento e reforçou que não houve confirmação de óbitos. Dos casos confirmados, a grande maioria já está curada ou está em processo de recuperação.

O secretário lembrou que o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou ontem que o vírus Influenza A (H1N1) circula no Brasil.

A diretora da Vigilância em Saúde de Campinas, Maria Filomena Gouveia Vilela, reforçou que, para evitar a doença, alguns cuidados básicos de higiene podem ser tomados, como: lavar bem as mãos com água e sabão e que o hábito seja frequente. Também é importante cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar e não compartilhar copos, pratos e talheres.

“A maioria das pessoas infectadas pela nova gripe manifesta sintomas leves, parecidos com os da gripe comum, e se recupera rapidamente. A letalidade média da nova gripe no mundo (0,45%), até o momento, é igual à da gripe sazonal”, disse Maria Filomena.

Volta ao índice de notícias