Prefeitura adia volta às aulas para mais De 40 mil alunos da rede municipal de ensino

27/07/2009

Autores: Ingrid Vogl e Denize Assis

A Prefeitura de Campinas adiou o início das aulas da rede municipal de Campinas do dia 27 de julho para o dia 3 de agosto. A medida, adotada nesta sexta-feira, dia 24 de julho, foi tomada a partir da recomendação da Secretaria Municipal de Saúde e ratificada pela Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, a decisão visa conter a expansão da epidemia no município e reduzir as chances de surtos na rede escolar entre alunos e profissionais da educação.

“Durante esta semana vamos aguardar a evolução da epidemia no município e observar um pouco mais o comportamento da doença. Vamos aproveitar este período para junto aos diretores, professores e demais servidores da educação e pais orientar sobre como lidar com os alunos com suspeita de gripe e sobre a necessidade de evitar que a criança doente vá às aulas com o objetivo de reduzir a chance de contágio dos demais colegas e professores”, afirmou José Francisco Saraiva.

Para o secretário de Educação, José Tadeu Jorge, a recomendação da Secretaria de Saúde será seguida pela rede municipal de ensino. “Toda ação que visa conter o avanço da epidemia é válida”, disse. Conforme Tadeu Jorge, a reposição das aulas será avaliada para que os 195 dias letivos sejam garantidos e que os alunos não tenham prejuízos.

Também estão previstas reuniões da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, com a rede estadual e privada de ensino de Campinas para repasse de informações sobre a nova gripe durante a próxima semana.

Até o momento, Campinas tem 59 casos confirmados da nova gripe (Influenza A H1N1), entre os quais uma morte, a de uma mulher de 37 anos, que não viajou e não tinha outras doenças (sem comorbidade). Os exames que confirmaram a morte ficaram prontos nesta sexta-feira, dia 24 de julho.

De acordo com último Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da Influenza, de 8 de julho, baseado em recomendações da Organização Mundial da Saúde, não está mais indicada a identificação individual de cada caso de influenza pelo novo H1N1, mas a notificação, investigação, diagnóstico laboratorial e tratamento dos casos com síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e dos grupos de risco para desenvolver formas graves, assim como identificação de novos focos da doença no país.

Dentro deste novo cenário, a Secretaria de Saúde de Campinas informa que investiga cinco óbitos suspeitos de Doença Respiratória Aguda Grave de moradores do município. Os exames destes pacientes estão sendo processados.

Ainda dentro deste cenário, a Secretaria de Saúde comunica que aguarda resultado de exames de 74 casos notificados de algum tipo suspeito de gripe em Campinas. Até o momento, dos casos investigados por Campinas, foram confirmados 24 ocorrências para Influenza sazonal.