Saúde estica prazo da vacinação contra o sarampo

26/07/2011

Autor: Denize Assis

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), informa nesta terça-feira, dia 26 de julho, que a vacina contra o sarampo vai estar disponível até quarta-feira da próxima semana, dia 4 de agosto, para crianças na faixa etária entre 1 ano e menores de sete anos, público alvo contemplado na Campanha de Seguimento iniciada em 18 de junho. A vacinação deveria ter se encerrado na sexta-feira, dia 22 de julho.

Segundo dados da Covisa, referentes ao último dia 22 de julho, 69.461 crianças nesta faixa de idade já foram vacinadas em Campinas, o que equivale a 88,37% da população alvo. A meta é vacinar 95% deste público. A vacinação foi prolongada também em outros municípios paulistas que não alcançaram o objetivo da campanha. A prorrogação é uma indicação da Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde.

O sarampo é uma das preocupações mundiais porque neste momento há surtos em países da Europa, que desde o início do ano já tem mais de 6,5 mil casos suspeitos notificados, sendo 5 mil somente na França. No Brasil, desde 2000 não há circulação autóctone sustentada do vírus do sarampo. Em Campinas, após 12 anos sem registros da doença, este ano houve um caso confirmado importado.

“Os objetivos da campanha incluem consolidar a eliminação do sarampo no Brasil, corrigir prováveis falhas vacinais, captar os não vacinados e ofertar a segunda dose da vacina”, diz o secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva. Segundo ele, a vacina é a única forma de proteção contra a doença. “Portanto, pais e responsáveis que ainda não levaram suas crianças para tomar a dose ganharam mais um prazo”, afirma.

A vacina está disponível em todos os Centros de Saúde de Campinas. Para se informar sobre endereço e horário de atendimento das unidades, o cidadão precisa ligar para os telefones 156, da Prefeitura, ou 160, que é o Disque Saúde.

Campanha de Seguimento. A campanha de seguimento, como é chamada esta vacinação, costuma ocorrer em intervalos de três a cinco anos para reforçar a proteção das crianças contra a doença e manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus. A última campanha neste formato ocorreu em 2004 e outra estava prevista para 2009, mas não aconteceu por conta da pandemia de gripe H1N1; nem ocorreu em 2010 por conta da vacinação contra a influenza pandêmica.

Planejada para 2011, a campanha de seguimento do sarampo aconteceria, em todo o País, na segunda etapa da vacinação contra a paralisia infantil, dia 13 de agosto. Porém, o surto na Europa fez com o que o Ministério da Saúde, juntamente com estados e municípios, antecipasse a ação em áreas prioritárias.

Com a proximidade das férias de meio de ano, foram levados em conta três critérios para identificar os estados onde a “campanha de seguimento” contra o sarampo seria antecipada: estados com maior fluxo turístico; maior densidade populacional, dificultando operações efetivas de bloqueio vacinal, em caso de surtos; e com menores coberturas da vacina tríplice viral nos últimos anos. Assim foram identificados os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas.

Sintomas. O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa. Os principais sintomas são febre e exantema ou manchas avermelhadas no corpo, acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite. Nesses casos a recomendação é para que a pessoa procure imediatamente um centro de saúde e evite contato desnecessário com outras pessoas até que receba avaliação médica.

Aos médicos a orientação é que, frente a uma doença exantemática, considere o sarampo no seu diagnóstico diferencial, especialmente no caso de pessoas que chegam do exterior.

Em 2011, até 19 de julho, os estados e os municípios notificaram ao Ministério da Saúde a ocorrência de 18 casos de sarampo no Brasil, relacionados à importação do vírus de genótipo D-4, que circula na Europa. Os casos foram nos estados do Rio Grande do Sul (7), Rio de Janeiro (4), São Paulo (3), Bahia (1), Mato Grosso do Sul (1), Piauí (1) e no Distrito Federal (1).