Campinas confirma 2 casos de H1N1 em 2012

06/07/2012

Autor: Diego Geraldo

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) informa que foram confirmados no ano de 2012 dois casos de síndrome respiratória aguda grave residentes em Campinas causada pelo vírus H1N1, outros dois casos pelo vírus H3n2 . A primeira foi em uma mulher de 47 e o outro de uma mulher de 84. Os casos evoluiram para a cura.

Foram notificados 43 casos com síndrome respiratória aguda no primeiro semestre, sendo dois confirmados para vírus da gripe H1N1, dois confirmados como gripe por outro tipo de vírus, 29 descartados e dez exames ainda em andamento. Os dois casos confirmados foram no mês de junho.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Brigina Kemp, alerta para a importância da vacinação, já que nos dois casos as pacientes estavam no grupo que deve receber a vacina. Uma por causa da idade e a outra era cardiopata, logo portadora de doença crônica.

“A vacina diminui a possibilidade de contrair a gripe e protege o grupo de risco contra complicações da doença”, explicou Brigina.

Vacinação

A vacina contra a gripe que, mesmo terminada a campanha, ainda é aplicada nos centros de saúde na cidade é trivalente e imuniza contra os vírus A (H1N1 e H3N2) e B. A vacinação contra a gripe é segura, eficaz, não transmite o vírus e é um dos meios de proteger esse grupo de risco contra complicações que a doença pode trazer, como pneumonias. Ela causa ainda impacto na diminuição das internações hospitalares.

Devem se vacinar pessoas com mais de 60 anos, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, gestantes, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas.

São Paulo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo já registrou 14 mortes causadas pela gripe H1N1 neste ano até junho. Durante o período, a secretaria foi notificada de 66 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, quadro mais preocupante da gripe. Em 2009, durante o período de pandemia da doença, o estado registrou cerca de 600 mortes.

Volta ao índice de notícias