Laboratório Municipal retoma realização de exames com 100% de capacidade

25/07/2012

Autor: Diego Geraldo e Marina Avancini

O Laboratório Municipal de Campinas, que funciona no Complexo Hospitalar Ouro Verde, retomou nesta semana os exames de rotina da rede de saúde da cidade. Com isso, o local volta a operar com 100% de sua capacidade.

O Laboratório Municipal é o maior da América Latina e realiza 18 mil exames por dia. No comunicado enviado às unidades de Saúde, a secretaria de Saúde informa que as coletas de exames devem voltar a acontecer normalmente, e agradece o apoio e a compreensão dos funcionários.

A retomada do atendimento foi possível graças à prorrogação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Administração municipal e o Ministério Público (MP), que vai manter até 13 de março de 2013 os funcionários contratados pelo Programa da Saúde da Família (PSF), do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira. A prorrogação ficou estabelecida nesta segunda-feira, dia 23 de julho.

De acordo com o cogerente do Laboratório Municipal, Reinaldo Jorge Simão Uedi, dos 19 funcionários contratados pelo PSF que atuam no local, 14 vão permanecer nos seus cargos. As pessoas que precisarem reagendar seus exames de rotina devem procurar o Centro de Saúde mais próximo.

Histórico

O agendamento dos exames foi suspenso no final de junho para garantir a segurança da análise e divulgação dos resultados que estavam acumulados no laboratório. O acúmulo aconteceu em razão da greve de 21 dias dos servidores municipais, em maio deste ano, e pelo fato de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o MP ter determinado a demissão de 19 funcionários do Laboratório Municipal contratados por meio do PSF do Cândido Ferreira.

Essas pessoas deveriam deixar seus postos de trabalho até o próximo dia 2 de agosto e estavam cumprindo aviso prévio desde o final de junho. Com a prorrogação, os trabalhadores voltaram a cumprir jornada integral.

Durante o período de suspensão do agendamento, os casos de emergência foram realizados normalmente, de acordo com triagem dos médicos dos centros de saúde – em gestantes, acidentes de trabalho - e da Vigilância em Saúde (suspeitas de dengue, meningite, entre outras). Os exames de algumas especialidades também foram realizados.

Em 11 de julho, os exames de alto custo (aqueles que são realizados em pessoas que precisam de medicamentos gratuitos) e de todas as especialidades foram retomados.