Vigilância em Saúde atende denúncia de descarte irregular

27/07/2012

Autor: Diego Geraldo

Técnicos da Vigilância em Saúde atenderam uma denúncia de descarte de resíduos de serviços de saúde que se encontravam esparramados na estrada de acesso ao Distrito de Joaquim Egídio, na região Leste do município.

Foram encontradas três caixas para acondicionamento de perfuro cortantes, das quais duas estavam danificadas e seu conteúdo exposto na via pública.

“Descartamos a possibilidade destes resíduos serem da rede pública de Campinas, pois foram identificados materiais como agulhas, seringas, bisturis, luvas, ampolas de anticoncepcionais injetáveis, testes de glicemia e materiais odontológicos, cujos fabricantes não são os utilizados pela Prefeitura Municipal de Campinas”, explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Janete Navarro.

Os resíduos foram coletados pelo Departamento de Limpeza Urbana (DLU) e encaminhados ao sistema de tratamento por micro-ondas, localizado em área do Aterro Delta A.

Janete orienta que os estabelecimentos cadastrem-se no Departamento de Limpeza Urbana, que é o órgão municipal responsável pela gestão de limpeza urbana e que realiza a coleta de resíduos de serviços de saúde de graça.

“Também orientamos a população que, no caso de encontrar material hospitalar abandonado, para entrar em contato imediatamente com a Prefeitura através do 156 ou com a Defesa Civil, pelo telefone 199)”, explicou Janete.