Saúde está alerta para casos de raiva animal

01/08/2001

A Secretaria de Saúde de Campinas está alerta para os casos de raiva animal no município. Desde janeiro, foram confirmados 21 casos da doença, sendo seis em morcego, cinco em cavalos e dez em bovinos. O número de ocorrências da doença em animais tem aumentado nos últimos anos na cidade. Em todo ano passado, o município teve 29 casos confirmados, sendo seis em morcegos e o restante em herbívoros. Em 99, apenas uma notificação, em felino, foi confirmada.

Profissionais da Secretaria têm desenvolvido trabalhos junto à comunidade para conscientizar a população sobre a importância de vacinar cães e gatos e animais herbívoros (bois, cavalos, porcos e ovelhas). A vacinação em cães e gatos é feita anualmente pela Secretaria e é gratuita. A vacinação dos animais de interesse econômico é de responsabilidade do proprietário e também deve ser aplicada anualmente. Animais que tomam a primeira dose, devem repetir a vacinação 30 dias depois. A vacina aplicada em cães e gatos não serve para herbívoros. A Campanha de Vacinação contra Raiva em cães e gatos em Campinas tem início no primeiro final de semana de setembro.

A Secretaria também orienta que pessoas vítimas de arranhaduras ou mordeduras de animais procurem o serviço médico o mais rápido possível. O vírus da raiva fica sempre na saliva do animal doente. A Secretaria de Saúde também promove ações de bloqueio (vacinação de cães e gatos) num raio de 500 metros do local onde é confirmado cada caso de raiva animal.

Raiva Humana é confirmada em Dracena - A raiva ainda é um grave problema de saúde pública no nosso País. É uma doença causada por vírus, ocorre nos mamíferos e pode ser transmitida ao homem pelo animal infectado. É sempre fatal, tanto para os homens como para os animais. No Brasil, ainda são confirmados casos de raiva humana, principalmente nos estados do Norte e Nordeste.

No Estado de São Paulo, o último caso de raiva humana havia sido registrado em 1997. No último domingo, porém, I. de M. M., de 52 anos, morreu na Santa Casa de Dracena - município distante 647 km de São Paulo - com sintomas de raiva. Ontem (26), o Instituto Pasteur, da Secretaria de Estado da Saúde, confirmou a morte pelo vírus da doença. A paciente foi mordida na mão direita pela gata da família, de quatro meses, em meados de junho.

De acordo com a família, ela se limitou a procurar uma farmácia até que os sintomas surgiram no último dia 8. Ela foi internada na noite do dia 17 e morreu cinco dias depois. Oito dias depois de atacar sua dona, a gata sumiu. Um vizinho contou mais tarde que viu a gata morta em algum lugar.

I. teria chances de sobreviver se tivesse tomado as vacinas assim que foi mordida. Por isso, toda pessoa vítima de arranhões ou mordidas de animais mamíferos deve procurar o serviço médico imediatamente.

Evite:

Tocar em animais estranhos, feridos ou doentes

Perturbar animais quando estiverem comendo, bebendo ou dormindo

Separar animais que estejam brigando

Entrar em grutas ou cavernas e tocar qualquer tipo de morcego (vivo ou morto)

Criar animais silvestres ou tirá-los de seu habitat natural

O quer fazer quando agredido por um animal, mesmo se ele estiver vacinado contra a raiva:

Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão

Procurar com urgência o Serviço de Saúde mais próximo

Não matar o animal e, sim, deixá-lo em observação durante 10 dias, para que possa identificar qualquer sinal indicativo de raiva

O animal deverá receber água e alimentação normalmente, num local seguro, para que não possa fugir ou atacar outras pessoas e animais

Se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento, comunicar imediatamente o serviço de saúde