Saúde vai notificar violência sexual

08/08/2001

A Secretaria de Saúde de Campinas lançou nesta quarta-feira (8) o Iluminar Campinas – Cuidando das Vítimas de Violência Sexual. Através deste projeto, os cidadãos campineiros acometidos pela violência sexual serão acolhidos pelos serviços municipais e receberão assistência médica, social e psicológica.

O município, que elaborou um protocolo para atender às vítimas e passa a notificar os casos, é pioneiro no Brasil a lançar o projeto com tamanha abrangência e amplitude de cuidados. Para a implantação do Iluminar, a Secretaria de Saúde recebeu verba do Ministério da Saúde e entrou com uma verba de contrapartida.

A primeira etapa do Iluminar começou nesta quarta-feira com a preparação – treinamento - dos profissionais para acolher as vítimas. Até dia 17 de agosto, 300 pessoas estarão sendo qualificadas para atuar no Iluminar. A qualificação acontece em parceria com as secretarias de Educação, Assistência Social e Segurança Pública, CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), CEMICAMP (Centro de Pesquisas Materno-Infantis de Campinas) e SOS Ação Mulher.

Em setembro, a Secretaria de Saúde inicia a capacitação dos médicos, enfermeiros e assistentes sociais dos Prontos Atendimentos Ouro Verde, Anchieta e São José e dos Prontos-Socorros Adulto e Infantil do Hospital Municipal Mário Gatti. Em outubro a capacitação será dirigida aos profissionais dos Centros de Saúde.

Estes profissionais vão estar preparados para prestar assistência médica integral às vítimas. Isto inclui acolher a pessoa vitimizada, ouvir a queixa, realizar exames e coletar secreções, fazer anticoncepção de emergência – nas mulheres -, vacinar contra hepatite e fazer prevenção de DST/Aids.

Segundo o Cemicamp, apenas um porcentual entre 10% e 20% das pessoas vitimizadas pela violência sexual chegam aos serviços públicos e às autoridades. De acordo com o SOS Ação Mulher, a violência sexual tem aumentado, atinge mais mulheres (principalmente meninas e jovens) e acontece em todas as classes sociais. O SOS informa ainda que a sociedade não sabe lidar com o agressor e promove a culpabilização da vítima.

Com o lançamento Iluminar, a Prefeitura pretende mudar este cenário. Além de melhorar o acompanhamento das vítimas, aprimorar os cuidados e fazer um controle social das ocorrências, a Prefeitura vai poder, através da notificação, elaborar serviços e programas para atender aos casos de violência sexual.