Cidadãos campineiros recebem aulas de corte e costura e de atividades esportivas e artesanais, no CS Paranapanema

01/08/2003

Atividades promovem o auto-cuidado, além de serem um complemento da parte terapêutica

Cidadãos do Jardim São Fernando, Guarani, Santa Eudóxia e de outros bairros na abrangência do Centro de Saúde (CS) Paranapanema estão recebendo aulas de capoeira, futebol, ginástica localizada, axé, corte e costura, ponto cruz, crochê, vagonite e de confecção de sabonetes como terapia complementar para tratar e prevenir doenças.

Os cursos são parte do Projeto Corpo, Espaço e Criação desenvolvido pela equipe do CS Paranapanema em parceria com a Casa da Esperança, Parceiros do Futuro, Centro de Convivência do Serviço de Saúde Cândido Ferreira e de voluntários da comunidade local.

O Centro de Saúde Paranapanema é referência para 22 mil moradores da Região Sul de Campinas. De acordo com a coordenação do serviço, grande parte destes usuários, ao procurar o serviço, reivindicam mais atividades físicas e de lazer.

Então, para atender a esta demanda e pensando nas atividades como um complemento da parte terapêutica, em agosto de 2002, a unidade implantou o Projeto Corpo, Espaço e Criação que, atualmente, já atende a mais de 120 pessoas. Outras 200 estão numa lista a espera de novas vagas.

A enfermeira sanitarista Regina Conceição Sousa Guimarães, coordenadora do Parapanema, explica que as oficinas proporcionam o convívio entre as pessoas, estimulam as relações interpessoais e promovem o auto-cuidado.

"As pessoas aprendem a se cuidar e a cuidar dos outros. E, assim, nós, profissionais de saúde, atuamos também para prevenir doenças e promover a saúde e a autonomia das pessoas", diz Regina. Ela lembra que a promoção e a prevenção na comunidade é uma das diretrizes do Programa de Saúde Paidéia, da Prefeitura de Campinas.

A psicóloga Cibele Martins e a terapeuta ocupacional Adriana Carreira, da equipe do CS Paranapanema, afirmam que o Corpo, Espaço e Criação é prioridade e parte fundamental do projeto terapêutico de seus pacientes. Elas ressaltam que também é objetivo do trabalho a prevenção da violência.

Cibele explica que a oficina de futebol, por exemplo, surgiu para atender meninos que tinham problemas com disciplina na escola ou mesmo em casa e eram encaminhados para a equipe de saúde mental do serviço. "Hoje as famílias relatam a mudança de atitude destes garotos. Em todos os depoimentos os familiares referem-se ao bom comportamento, à disciplina e ao companheirismo como resultado da oficina", afirma Regina.

O Projeto Corpo, Espaço e Criação também fez diferença para a cidadã campineira C. Ela, que participa da oficina de sabonete, conta que a atividade mexeu com seus sentimentos. Aos poucos, segundo ela, a inquietação e a falta de concentração foram cedendo lugar para a rapidez de raciocínio e para a tolerância. "Me sinto muito mais feliz", diz.

A experiência também mudou a vida da costureira profissional M. C., que dá aulas de corte e costura como voluntária no CS. "De início, a experiência foi totalmente nova para mim. Há muito tempo não desenvolvia trabalho voluntário. Precisei me reciclar, lembrar procedimentos básicos. Tem sido muito bom estar no grupo. A gente aprende muito mais do que ensina", afirma M. C.

Para Adriana (ela prefere se identificar somente pelo primeiro nome), aluna da oficina de corte e costura, as aulas têm sido "maravilhosas". "Minha mãe era costureira mas nunca teve tempo de me ensinar. Estou aprendendo para me especializar em roupas infantis. Quero costurar como voluntária para crianças pobres", afirma Adriana.

Além do reconhecimento da população, o Projeto Corpo, Espaço e Criação agora está sendo legitimado por representantes da sociedade civil. A Singer, empresa que atua no ramo de máquinas de costura, estuda a probabilidade de disponibilizar um curso profissionalizante para uma das alunas da oficina de corte e costura. A idéia é que ela atue como multiplicadora ensinando a prática para outras alunas. A Singer também vai deve doar máquinas de costura para o projeto.

Volta ao índice de notícias