Prefeitura inicia campanha de vacinação contra a raiva animal

02/08/2004

Primeiros a serem vacinados serão os gatos e cães da Região Norte

Denize Assis

A Prefeitura de Campinas inicia, no próximo final de semana, dias 7 e 8 de agosto, a campanha de vacinação contra a raiva animal. Os primeiros a serem vacinados serão gatos e cães da Região Norte de Campinas onde a meta e aplicar 1,9 mil doses em gatos e 17,8 mil em cães. A vacinação ocorre, gradativamente, nas outras regiões da cidade (Noroeste, Sul, Sudoeste e Leste) em sábados e domingos até o final de agosto e também nos primeiros finais de semana de setembro. A expectativa é que, ao final da campanha, tenham sido vacinados pelo menos 13 mil gatos e 130 mil cães em toda cidade. As doses são gratuitas e os postos de vacinação funcionam das 8h às 17h.

No sábado, dia 7, as equipes da Secretaria de Saúde vão vacinar animais das áreas de abrangência de Barão Geraldo (área rural), Santa Bárbara (Parque Fazendinha, Shalon, Santa Bárbara, Universal, Boa Vista e chácaras), São Marcos (Jardim São Marcos e San Martin), Santa Mônica e Anchieta (Jardim Rosália, Vila Padre Anchieta, Nova Aparecida, Vila Francisca, Padre Josimo e Vila Sete de Setembro).

No domingo, dia 8, a vacinação será na abrangência de Barão Geraldo (Centro, Real Parque, São Gonçalo, Guará, Jardim América, Alto da Cidade Universitária e Village), Aurélia (Vila Teixeira, Chácara República, Bonfim, Jardim Bandeirantes, Proost Souza e Jardim do Vovô), Eulina (Jardim Eulina e Jardim Chapadão), Boa Vista (Vila Boa Vista e Parque Via Norte). Informações mais detalhadas sobre os postos de vacinação podem ser obtidas pelo telefone 156 da Prefeitura ou no CCZ pelos telefones 3245-1219 ou 3245-2268.

A médica veterinária Tosca de Lucca Benini, do Distrito de Saúde Norte, informa que é responsabilidade do proprietário vacinar seu gato e cão todos os anos contra a raiva animal. "As doses são de graça", diz. Segundo Tosca, gatos e cães são os principais transmissores da raiva, doença fatal, para as pessoas, sobretudo em áreas urbanas. "O gato principalmente, por seus hábitos de caça, pode atacar um morcego contaminado, infectar-se e assim passar a ser um potencial transmissor do vírus rábico. Por isso, é fundamental manter os animais domésticos em dia com a vacinação", afirma.

Em Campinas, segundo a Vigilância em Saúde, o último caso de raiva em humano ocorreu em 1.981. Em gato, o último registro foi em 1.999, no Parque Santa Bárbara, na Região Norte. Nos últimos anos, o município tem registrado casos em herbívoros e morcegos.

No Estado de São Paulo, houve um caso em humano em 2.001, em Dracena, quando uma mulher foi infectada pelo seu próprio gato. Em gato, o último registro no Estado foi confirmado na semana passada na cidade de São Paulo. No Brasil, em 2003, ocorreram 10 casos de raiva em humanos, sendo dois no Ceará, um na Bahia, um em Pernambuco, um em Tocantins e um em Alagoas.

A raiva apresenta 100% de letalidade em todas as pessoas expostas ao vírus, que não receberem tratamento e apresentarem os sintomas. A morte acontece num período de 4 a 8 dias. A vacinação anti-rábica canina e felina é a única forma de proteger homens e animais contra a doença. A transmissão do vírus da raiva ocorre por mordedura de animais portadores do vírus em 80% dos casos, além de lambedura e arranhadura, em 10% dos registros.

Confira onde acontecem as próximas etapas da Campanha:

14 e 15 de agosto: Região Noroeste
28 e 29 de agosto: Região Sul