Vacinação anti-rábica atinge 34 mil animais na Região Sul

31/08/2004

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas atingiu a marca de 34,6 mil animais vacinados na Região Sul da cidade, no último final de semana, durante a terceira etapa da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal, segundo dados parciais da Vigilância em Saúde (Visa). De acordo com a bióloga Maria Geralda Rodrigues de Almeida, da Visa Sul, a meta pactuada com o Instituto Pasteur era vacinar 33 mil cães e 3,7 mil gatos naquela área da cidade.

Portanto, o resultado preliminar, segundo a bióloga, aponta que a meta será atingida já que as equipes prosseguem com os trabalhos durante esta semana para levar as doses até residências com mais de quatro gatos nas áreas dos Centros de Saúde Santa Odila, Vila Ipê e Carvalho de Moura.

Geralda Rodrigues considera a cobertura vacinal como "boa" e diz que o resultado se deve ao esforço conjunto das equipes dos Centros de Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e às ações desencadeadas pela Secretaria de Saúde para aperfeiçoar as estratégias da vacinação contra a raiva animal na cidade. Uma das iniciativas neste sentido é a vacinação domiciliar, promovida pelo segundo ano consecutivo, para propriedades com mais de quatro gatos.

Segundo Geralda Rodrigues, em 2003, foram vacinados 32,4 mil animais na Região Sul de Campinas. "O Instituto Pasteur preconiza que a cada ano sejam imunizados pelo menos 5% a mais do que na campanha anterior. No nosso caso, como a Sul é uma região com muitos animais, colocamos como meta 10% acima do que no igual período do ano anterior", afirma.

De acordo com o médico veterinário Ricardo Conde Alves Rodrigues, coordenador do CCZ, a expectativa é que, ao final da campanha, tenham sido vacinados pelo menos 13 mil gatos e 130 mil cães em toda cidade. A próxima região a receber a campanha é a Leste nos dias 11 e 12 de setembro. Nos dias 18 e 19 de setembro, a vacinação ocorre na Sudoeste. As doses são gratuitas e os animais devem ser vacinados todos os anos. Para obter informações sobre a campanha anti-rábica, a população pode ligar para os telefones 3245-1219 e 3245-2268 do CCZ.

Volta ao índice de notícias