Novos consultórios dentários ampliam assistência à saúde bucal em Campinas

01/08/2005

Para ampliar e modernizar a atenção à saúde bucal da população de Campinas, a Prefeitura instalou em julho 11 novos consultórios odontológicos em unidades da rede pública de saúde do município - no Módulo de Saúde da Família do Campo Belo e nos Centros de Saúde da Vila Ipê, Florence, Valença, Integração, Conceição, Costa e Silva, Anchieta, Barão Geraldo e São Cristóvão, sendo que este último recebeu dois. Outros quatro equipamentos vão ser instalados em breve no Complexo Ouro Verde, na região Sudoeste, uma das mais populosas e a mais carente da cidade.

Os novos consultórios possuem cadeira, equipo, refletor, mocho e unidade auxiliar e foram fornecidos pelo Programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, que disponibiliza um equipamento para cada equipe do Programa de Saúde da Família que atue com equipe de saúde bucal tipo II – composta por dentista, auxiliar e Técnico de Higiene Dental (THD).

"Os novos equipos ampliam a resolutividade do trabalho, fornecem espaço para o THD atuar na assistência e melhoram a estrutura dos consultórios odontológicos e as condições de trabalho das equipes", informa o cirurgião dentista Isamu Murakami, coordenador municipal de Saúde Bucal.

Segundo Isamu, atualmente, a Secretaria de Saúde de Campinas dispõe de 140 equipos e 230 dentistas que prestam atenção primária à saúde bucal de 12% da população (120 mil pessoas) da cidade. A atenção primária inclui restaurações (obturações), extrações, periodontia básica (tratamento de gengivas), endodontia (tratamento de canal), diagnóstico bucal e prevenção. A Secretaria ainda desenvolve ações para prevenção de câncer bucal e disponibiliza próteses dentárias (dentaduras).

Brasil Sorridente. Lançado em 2003 pelo Governo Federal, o Brasil Sorridente inclui, além do envio dos consultórios dentários, distribuição de kits com escova e creme dental para alunos da rede pública de ensino e para pacientes do Programa de Saúde da Família, construção de centros odontológicos em municípios estratégicos – Campinas é um deles – e fluoretação da água em todos os municípios que têm estações de tratamento e distribuição de água, mas que ainda não utilizam o flúor.