Capacitação atualiza equipes do Samu e adapta trabalho à portaria 2.048

02/08/2005

A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou nesta quarta-feira, 2 de agosto, capacitação para 105 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) de Campinas, entre motoristas-socorristas, auxiliares e técnicos de enfermagem. O objetivo é adequar o trabalho à portaria 2.048, do Ministério da Saúde, e qualificar as equipes para prestar atendimento de excelência à população nos casos de urgência e emergência.

Com uma carga horária de 200 horas, a capacitação divide as turmas para aulas que ocorrem às terças, quartas, quintas e sábados, das 7h30 às 18h30, sempre fora do expediente de trabalho, na Escola Arquimedes. O Hospital Municipal Mário Gatti vai fornecer a alimentação e a Autoban e a Dersa, concessionárias de rodovias, as apostilas e os CDs com as disciplinas.

As aulas serão ministradas por coordenadores, médicos, enfermeiros e uma farmacêutica, todos voluntários. No final da capacitação, em dezembro, os participantes vão receber certificado da Secretaria Municipal de Saúde assinado pelo Núcleo de Educação em Urgência, Centro de Educação em Saúde do Trabalhador (Cets) e Samu.

A capacitação inclui aulas teóricas e práticas com temas que necessitam ser revistos no sistema hierarquizado de urgência e emergência de atendimento pré-hospitalar móvel. Além disso, aborda demais questões como fluxo que se segue ao primeiro socorro, legislação, portaria 2.048, regulação médica, rotinas de serviço e todos os tipos de atendimento.

Segundo o enfermeiro Lissandro Pinto da Silva, co-gerente do Samu Campinas e coordenador do evento, por contar com parcerias com instituições da própria Prefeitura e de outras instituições públicas e privadas, esta é uma capacitação pioneira no Brasil no âmbito da Política Nacional de Atenção às Urgências. "E, considerando que a participação é voluntária, avalio que a expectativa em relação à adesão dos profissionais superou as expectativas", diz.

Lissandro informa que a maioria dos atendimentos do Samu é referente a urgências clínicas e de pacientes adultos. Os casos clínicos são os de pessoas com mal-estar, hipertensão arterial e insuficiência respiratória entre outros. Em segundo lugar constam as emergências resultantes de trauma, como vítimas de quedas, tiros, facadas, atropelamentos, acidentes de trânsito entre outras. Os atendimentos a adultos constituem 62%, crianças ficam em torno de 10% e os idosos constituem um público de aproximadamente 19%.

O serviço atende até a urgências de natureza obstétrica, com maior incidência de trabalho de parto, dores e abortos. E também conta com equipes preparadas para atender a emergências psiquiátricas, com destaque para distúrbios comportamentais, alcoolismo e distúrbio neurovegetativo. O total de atendimentos é de, em média, 5,7 mil por mês.

O Samu/Campinas ainda realiza o transporte de cerca de 3 mil pacientes crônicos. Para acionar o Samu, basta chamar, gratuitamente, o número 192.

Denize Assis