Zé Gotinha visita hoje escolas de Campinas para divulgar a Campólio

08/08/2005

Para divulgar a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil), que ocorre em 20 de agosto, o Zé Gotinha – personagem símbolo da campanha – visita nesta segunda-feira, 8 de agosto, quatro escolas da rede municipal de ensino da região Noroeste de Campinas.

Das 8h às 10h, a visita ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Aurora Santoro, na rua Sílvio Bachetti, 73, no Jardim Ipaussurama. Das 10h às 12h, a visitação se dá na Cemei Cláudio de Souza Novaes, na rua Professora Elizabeth Serafim, 35, Jardim Florence I. Em seguida, das 14h às 15h, quem recebe o Zé Gotinha é a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Rui de Almeida Barbosa, na rua Benjamim Moloise, s/n, no Parque Itajaí. No Final da tarde, das 15h às 16h, o personagem visita as crianças da Cemei Otávio Borghi, na rua Alípio Pereira, 49, no Parque Floresta I.

Nesta segunda etapa, a meta da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas é vacinar pelo menos 95% da população do município com até 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), aproximadamente 71 mil crianças. A população total nesta faixa etária na cidade, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 75 mil. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 17,3 milhões em todo País.

Na primeira fase da Campanha, de 11 a 17 de junho, Campinas vacinou 68,6 mil crianças contra a poliomielite, número que constitui 84% do total de pessoas menores de cinco anos na cidade. No ano passado, a cobertura vacinal atingiu 85% na primeira etapa da Campanha e 87,3% na segunda fase.

A segunda etapa da Campanha acontece no dia 20 de agosto, das 8h às 17h, em mais de 300 postos de vacinação, fixos e volantes, espalhados em todas as regiões da cidade. As doses são gratuitas e é necessário levar o cartão da criança porque serão atualizadas as doses das demais vacinas que estiverem em atraso.

Denize Assis