Campinas participa de seminário que debate riscos de exposição humana a solos contaminados

08/08/2005

A Secretaria de Saúde de Campinas, representada pelo arquiteto Flávio Gordon e pela tecnóloga em saneamento Janete Navarro, técnicos da Vigilância em Saúde (Visa) Municipal, participa do Seminário Nacional "Vigilância em saúde de populações sob risco de exposição a áreas com solo contaminado", que ocorre entre esta segunda-feira, 8 de agosto, e quarta-feira, 10, no Saint Paul Park Hotel, em Brasília, sempre das 9h às 18h..

Promovido pela Coordenação Geral de Vigilância Ambiental em Saúde (CGVAM), da Secretaria de Vigilância em Saúde do Governo Federal, o evento conta com a participação de representantes dos Ministérios da Saúde, Meio Ambiente, e Cidades, Organização Panamericana de Saúde (Opas), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Natuaris Renováveis (Ibama), Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa), das secretarias estaduais e municipais, órgãos estaduais de meio ambiente, entre outros.

Gordon informa que as alterações no meio ambiente interferem diretamente na saúde humana e que, por isso, o gerenciamento dos fatores de risco relacionados à saúde que advém de problemas ambientais é parte integrante da vigilância em saúde em todo País. "Por isso, a definição de estratégias e instrumentos de gestão relacionados a contaminação do solo e seus efeitos na saúde humana são fundamentais e estão na pauta deste seminário", diz.

Segundo o arquiteto, durante o seminário serão apresentados, ainda, documentos e trabalhos das vigilâncias em saúde de municípios brasileiros para detecção e controle dos fatores ambientais de risco, doenças e outros agravos à saúde da população exposta a contaminantes no solo, especialmente os químicos.

Gordon informa que, nesta segunda-feira, 8, um dos temas abordados no evento tratou da questão de que área contaminada exige uma ação multissetiserial e, portanto, uma integração entre os vários órgãos que de alguma forma têm a ver com o assunto. "Na esfera federal isto quer dizer integrar ações do Ministério da Saúde às iniciativas dos Ministérios das Cidades e do Meio Ambiente. Em Campinas, esta aproximação está sendo buscada não somente entre as várias instâncias municipais, mas também com instituições estaduais", diz.

De acordo com o arquiteto, Campinas tem, atualmente, 35 áreas de solo contaminado apontadas pela Cetesb, órgão do Estado que cuida das questões ambientais, além de outras 24 áreas suspeitas de contaminação.

Denize Assis