Oficina vai discutir processo de trabalho na vigilância em saúde

10/08/2005

A Secretaria de Saúde de Campinas espera mobilizar 130 pessoas nestas quinta e sexta-feiras, 11 e 12 de agosto, no Hotel Nacional In, sempre das 8h30 às 17h30, na primeira Oficina para discussão do processo de trabalho na Vigilância em Saúde (Visa). O encontro vai reunir profissionais de todos os serviços da rede municipal de saúde que atuam diretamente com a Visa, gestores municipais, coordenação municipal da Saúde Coletiva e das vigilâncias epidemiológica, ambiental e sanitária.

No primeiro dia de trabalhos, os temas da oficina vão dar enfoque na integração, comunicação e conhecimento do sistema de vigilância em saúde, além de abordar a responsabilização pelo cuidado e pela descrição do que é a vigilância, ou seja: como se faz na prática. O objetivo é criar estratégias para enfrentar os desafios apontados no levantamento feito entre os técnicos da área em 2005.

Na sexta-feira, 12, a oficina terá os seguintes eixos temáticos: conceituar enfoque de risco, priorizar as ações em função do risco, maneiras de conciliar os diferentes interesses e direitos, ou seja: riscos à saúde, legislação e interesse do cidadão. O esperado ao final das discussões do segundo dia da oficina é qualificar o debate para organização dos trabalhos de vigilância a partir do mapeamento de risco.

"A oficina acontece dentro do processo de aprimoramento do trabalho da vigilância em saúde municipal e proporciona ampla troca experiências, além de possibilitar a avaliação de um projeto coletivo iniciado há 15 anos - quando houve a integração das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental. Para a população, o evento permite melhorar a qualidade dos serviços prestados", diz a enfermeira sanitarista Maria Filomena Gouveia Vilela, coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal.

Segundo Maria Filomena, após a oficina, a Secretaria de Saúde pretende envolver a rede básica de saúde e demais integrantes do sistema de vigilância – hospitais, Prontos-Socorros e outros – para dar continuidade à discussão sobre integração e competências para se atuar em vigilância em saúde.

A oficina é uma promoção da Prefeitura de Campinas e da Secretaria Municipal de Saúde e a organização ficou sob responsabilidade da Saúde Coletiva Municipal, das Vigilâncias em Saúde Sul, Norte, Leste e Sudoeste e do Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde (Cets).

Denize Assis