Conferência municipal aponta rumos para política de saúde do trabalhador

15/08/2005

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com Conselho Municipal de Saúde, Delegacia Regional do Trabalho, Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) e Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), promove nas próximas sexta-feira e sábado, 19 e 20 de agosto, a II Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador que tem como tema Trabalhar sim, adoecer não.

O objetivo é realizar amplo debate com a sociedade para fazer um balanço sobre a saúde do trabalhador e a atuação da rede pública do município e apontar rumos para a política do setor.

O evento acontece na sexta-feira, a partir das 18h30, no Salão Vermelho do Paço Municipal, e no sábado, a partir das 8h30, na Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), e é a etapa preparatória para a Plenária Regional e Conferências Estadual e Nacional de Saúde do Trabalhador que ocorrem, respectivamente, em setembro, outubro e novembro. A Cati fica na avenida Brasil, 2.340.

A expectativa da comissão organizadora é que a conferência reúna pelo menos 120 pessoas entre gestores, profissionais de saúde, usuários, sindicatos e demais entidades representativas dos empregados. O evento é aberto ao público e a população pode se inscrever no próprio dia.

"O intuito da conferência é refletir sobre as condições de trabalho na região de Campinas, reavaliar os riscos, apontar o que foi feito nos últimos anos no âmbito da saúde pública, dificuldades, avanços e novos desafios no processo de consolidação da política para o setor", diz a fonoaudióloga Andréa Marques Tavares, coordenadora municipal de saúde do trabalhador.

Para as discussões, serão constituídos grupos que vão debater três eixos temáticos apontados pela comissão organizadora da Conferência Nacional: Como garantir a integralidade e a transversalidade da ação do Estado em saúde dos (as) trabalhadores (as)?; Como incorporar a saúde dos (as) trabalhadores (as) nas políticas de desenvolvimento sustentável no País?; Como efetivar e ampliar o controle social em saúde dos (as) trabalhadores (as)?

Durante a conferência ainda serão eleitos os delegados usuários e profissionais de saúde para a Plenária Regional, ocasião em que serão escolhidos os delegados para as Conferências Estadual e Nacional.

De acordo com Andréa, a intenção da comissão organizadora é que a etapa municipal tenha votações representativas, com ampla participação, para estabelecer resoluções que orientem os rumos da saúde do trabalhador no SUS Campinas de forma clara nos próximos anos. "Por isso, a participação de todos, principalmente do trabalhador como protagonista desse processo, é muito importante", afirma.

Andréa diz que o maior desafio da saúde do trabalhador no SUS em Campinas, é promover uma mudança na visão da comunidade, que coloca no trabalhador a responsabilidade exclusiva por sua saúde e segurança no trabalho e não considera que as condições de trabalho e sua organização podem levar ao adoecimento.

Segundo a coordenadora, ainda existe muita dificuldade por parte da população em geral em discutir questões relacionadas à saúde do trabalhador enquanto parte do SUS e de estabelecer a prevenção de agravos à saúde relacionados ao trabalho como sendo uma das responsabilidades da saúde pública.

Andréa informa que a implementação das ações em saúde do trabalhador, no âmbito do SUS, é um cumprimento ao artigo 200 da Constituição Federal e ao artigo 6 da Lei Orgânica da Saúde.

Segundo a Secretaria de Saúde, na região de Campinas, são verificadas as mais variadas condições de trabalho, que envolvem desde riscos relacionados à atividade rural, como exposição a agrotóxicos, até riscos típicos das atividades urbanas, como problemas decorrentes da organização do trabalho, que são responsáveis pela epidemia de Ler que se verifica atualmente.

E, segundo Andréa, no sentido de reduzir estes riscos e melhorar as condições de trabalho, a Secretaria de Saúde de Campinas, por meio de toda sua rede de serviços e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST), além de prestar assistência, tem atuado na promoção da saúde com ações de vigilância em ambientes de trabalho e atividades de educação em saúde. "A Conferência, sob a luz das reflexões referentes à realidade da nossa cidade, é também um momento de grande avaliação deste trabalho", diz.

Mais informações sobre a II Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador podem ser obtidas pelos telefones: (19) 3735-0184, 3272-1292 ou 3272-8025.

Denize Assis