Prefeitura e EMTU/SP entregam Carteira de Passageiro Especial nesta quarta-feira, 17

16/08/2005

A Prefeitura Municipal de Campinas e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) entregam nesta quarta-feira, 17 de agosto, às 9h, no Salão Vermelho do Paço Municipal, 230 Carteiras de Identificação do Passageiro Especial (CIPES). A cerimônia de entrega acontece com presença de gestores estaduais e municipais.

A Carteira garante a isenção do pagamento da tarifa nas linhas de ônibus metropolitanas às pessoas portadoras de deficiência e que estão incapacitadas para o trabalho, conforme a legislação vigente.

Um levantamento realizado em 2004 pelas Prefeituras dos 19 municípios da Região Metropolitana de Campinas constatou que, na região, há mais de 28 mil portadores de deficiência cadastrados. De janeiro a agosto de 2005, a EMTU/SP entregou cerca de 45 mil Carteiras de Passageiro Especial (CIPES) nas três Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo (Campinas, Baixada Santista e São Paulo). Apenas na RMC foram 1.000 pessoas beneficiadas.

Procedimentos. Na RMC, para se inscrever para receber a Carteira de Identificação do Passageiro Especial, o usuário deve ir até o posto de saúde credenciado pela prefeitura, onde será feito o laudo médico que é encaminhado para a EMTU/SP. Quando a carteira estiver pronta, a empresa marcará com o interessado a data e o local da retirada.

Quem tem direito. Conforme a legislação, a Carteira de Passageiro Especial deve ser concedida aos menores de 16 anos portadores de deficiência, bem como aos desempregados que têm a sua capacidade de trabalho comprometida devido à deficiência. A validade da Carteira é de 24 meses e 12 meses, dependendo da patologia que gerou a deficiência.

Para informações sobre o benefício, o interessado pode ligar para a Ouvidoria da EMTU/SP - 0800.019.00.88 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.