Entrega de carteira de passageiro especial reúne mais de 250 pessoas em Campinas

17/08/2005

Numa cerimônia emocionada com a presença de pelo menos 250 pessoas, Prefeitura de Campinas e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) entregaram na manhã desta quarta-feira, 17 de agosto, no Salão Vermelho do Paço Municipal, 230 Carteiras de Identificação do Passageiro Especial (CIPES). O documento garante o direito de isenção tarifária às pessoas portadoras de deficiência para viagens entre municípios das regiões metropolitanas do Estado de São Paulo – Regiões Metropolitanas de Campinas, São Paulo e Baixada Santista.

O encontro reuniu portadores de deficiência, seus familiares e representantes de suas entidades, profissionais das áreas da saúde e de transportes e gestores estaduais e municipais destas duas pastas, além de representantes da Câmara Municipal de Campinas.

Entre as autoridades estaduais estava o presidente da EMTU, Joaquim Lopes, que ressaltou a importância da parceria entre EMTU e Prefeitura, firmada no início do ano, para garantir este direito aos portadores de deficiência. Segundo Lopes, até dezembro de 2004, após dois anos e meio da publicação da resolução que garante a isenção no transporte para esta parcela da comunidade, apenas 24 moradores de Campinas haviam recebido a carteira.

"No início deste ano firmamos convênio com a Prefeitura de Campinas e, em oito meses, conseguimos viabilizar a entrega destas 230 carteiras. É um grande avanço e apenas o início de um trabalho para garantir a inclusão social e o acesso de pelo menos 21 mil pessoas portadoras de deficiência residentes em Campinas. Agradeço a todos os envolvidos, a Prefeitura de Campinas e, especialmente, a Secretaria Municipal de Saúde pelo esforço de que este direito exista e seja praticado", disse.

A isenção do pagamento da tarifa nas linhas intermunicipais às pessoas portadoras de deficiência está fundamentada nas Resoluções conjuntas SS/STM 2 de 23/10/03, 3 de 09/06/03 e 4 de 22/12/2004.

O Secretário de Saúde de Campinas, Gilberto Selber, que representou o prefeito de Campinas dr. Hélio de Oliveira Santos no evento, se emocionou durante a cerimônia e disse que a Secretaria de Saúde de Campinas vai empenhar todos os esforços para levar a carteira a todos que têm direito. "Temos este compromisso. Vamos nos esforçar para que a carteira seja colocada nas mãos de todos que têm direito. Esta é uma questão de cidadania, de inclusão social", afirmou.

Selber informou que cabe às unidades da rede básica da Secretaria de Saúde de Campinas elaborar o laudo médico que é encaminhado para a EMTU/SP, juntamente com o documento de identidade e comprovante de endereço, para que a carteira seja expedida.

Conforme a Resolução Conjunta SS/STM – 2 de 23/10/03, a Carteira de Passageiro Especial deve ser concedida aos menores de 16 anos portadores de deficiência, bem como aos desempregados que têm a sua capacidade de trabalho comprometida devido à deficiência. A validade da Carteira é de 24 meses e 12 meses, dependendo da patologia que gerou a deficiência.

O Secretário de Transportes de Campinas, Gerson Luiz Bittencourt, que também esteve presente no evento, reforçou a fala de Gilberto e completou que uma das diretrizes de Campinas hoje é trabalhar para garantir a universalidade e acessibilidade nos transportes e que este transporte seja o mais barato possível.

Bittencourt afirmou ainda que é importante ter um sistema de transportes integrado com o conjunto da Região Metropolitana. "Campinas tem este compromisso e tem trabalhado para que o transporte público tenha qualidade, segurança e seja acessível a todos", disse.

Para informações sobre a carteira de passageiro especial, o interessado pode ligar para a Ouvidoria da EMTU/SP - 0800.019.00.88 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Denize Assis