Medidas melhoram infra-estrutura das unidades municipais de saúde

19/08/2005

A Prefeitura de Campinas vai desencadear uma série de medidas para a melhoria da infra-estrutura das unidades da rede municipal de saúde. A informação foi divulgada pelo Secretário Municipal Gilberto Selber durante visita aos Centros de Saúde na manhã desta sexta-feira, 19 de agosto. As ações, que serão implementadas ainda este ano, atendem a antigas reivindicações dos usuários, dos trabalhadores e dos administradores municipais.

"Na visita de hoje, avaliamos os Centros de Saúde São Cristóvão, Valença, Florence e Orosimbo Maia. E, a partir deste diagnóstico, vamos estabelecer um cronograma de trabalho e integrar diversas secretarias municipais para, num mutirão, promover correções para melhorar iluminação, paisagismo, sinalização de trânsito e outras ações de reparo e adequações físicas das unidades. Paralelamente, vamos modificar o fluxo do acolhimento no sentido de fazer a recepção ativa. A diretriz é voltar a padronizar as unidades", disse Selber.

Durante a visita, o Secretário de Saúde estava acompanhado do Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Osmar Costa, do Diretor Municipal de Saúde, Pedro Humberto Scavariello, e de representantes das Secretarias Municipais de Infra-estrutura, de Segurança Pública e de Transportes.

Selber informou que, somente este ano, foram entregues três unidades de saúde, sendo uma delas nova – o CS da Vila 31 de Março - e duas que sofreram reforma e/ou ampliação – o São Cristóvão e o Dic 1. Segundo Gilberto, também foram desencadeadas obras em outras dez. Ainda foram investidos recursos em locação de móveis, reforma e aquisição de equipamentos.

Para a médica sanitarista Lígia Aparecida Neaime de Almeida, coordenadora do Distrito de Saúde Noroeste, a recuperação da infra-estrutura revela a prioridade deste governo de ampliar o acesso e garantir qualidade no atendimento à saúde pública.

"A recuperação do espaço físico, tornando-o mais bonito, mais digno e mais adequado, integrado a outras ações, oferece mais dignidade tanto para o trabalho dos servidores como para o atendimento aos usuários. Além disso, permite humanizar a assistência. Portanto, é um trabalho fundamental", afirmou Lígia, que também acompanhou Selber na visita.

Denize Assis