2ª etapa da Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil é neste sábado

19/08/2005

O Diretor Municipal de Saúde de Campinas, Pedro Humberto Scavariello, abre neste sábado, 20 de agosto, às 9h, no Centro de Saúde (CS) da Vila Ipê (Região Sul), a 2a etapa da Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil. Com o slogan "Vamos reforçar a vitória, Brasil", a meta é vacinar pelo menos 71 mil crianças menores de cinco anos em toda a cidade.

Para alcançar esta meta, a Secretaria de Saúde contará com uma equipe de 1,2 mil pessoas atuando em 289 postos de vacinação, entre fixos e volantes. Também foram produzidas faixas de pano e distribuídos folderes e cartazes por toda cidade. Peças publicitárias foram veiculadas em rádios e a Prefeitura ainda contou com a colaboração das escolas e associações de bairros para divulgar a data. Carros som circularam pelas ruas durante toda a semana anunciando a campanha.

Alguns Centros de Saúde, como o da Vila Esmeraldina e do Dic III vão promover, amanhã, atividades para chamar a atenção da criançada. No CS Esmeraldina, a vacinação terá como tema o circo e toda a equipe vai estar vestida a caráter. O CS Dic III vai promover apresentação do show Roberto Carlos Cover, às 15h. O artista, que é um usuário da unidade, ainda vai distribuir pirulitos e rosas.

Estatística. No Brasil, os últimos casos de poliomielite foram verificados nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, em 1989. Em 1994, o continente americano recebeu da OMS o reconhecimento pela erradicação da transmissão autóctone da doença. Os países do Pacífico Ocidental receberam o reconhecimento em 2000 e a Europa, em 2002.

No entanto, como a doença ainda ocorre em vários países do mundo, para proteger o Brasil do risco da poliomielite, é necessário manter as campanhas anuais de vacinação, atingindo pelo menos 95% dos menores de cinco anos, e coberturas vacinais adequadas - no mínimo 95% de crianças vacinas em pelo menos 80% dos municípios - evitando a formação de bolsões de pessoas vulneráveis ao vírus em algumas áreas geográficas.

Denize Assis

Abertura da 2a etapa da Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil