Secretário de Saúde abre Semana de Aleitamento Materno em Campinas

23/08/2005

O Secretário Municipal de Saúde de Campinas, representando o prefeito dr. Hélio de Oliveira Santos, participou na manhã desta terça-feira, 23 de agosto, no auditório Monsenhor Emílio José Salim, no Campus II da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas), da mesa de abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno que este ano tem como tema Aleitamento materno e alimentação complementar.

O evento, promovido pela Rede Social de Promoção ao Aleitamento Materno, reuniu aproximadamente 500 pessoas entre profissionais e estudantes das áreas de saúde e educação, gestores estaduais e municipais, representantes de entidades da sociedade civil, Comitê Municipal de Apoio e Incentivo ao Aleitamento Materno de Campinas, universidades, Serviço Nacional do Comércio (Senac) e Organizações Não Governamentais (ONGs).

Além de Gilberto Selber, participaram da mesa de abertura o médico pediatra Luiz Maria Pinto, diretor do Centro de Ciências da Vida, o médico Mauro Sizer, diretor da Direção Regional de Saúde de Campinas (Dir XII), a médica Cláudia Silveira, diretora clínica do Hospital Celso Pierro, e Fátima Regina Cavaleti, diretora do Senac Campinas.

No discurso de abertura do evento, Selber ressaltou a importância da semana e a necessidade das políticas públicas de aleitamento materno. "O esforço das autoridades públicas no sentido de promover, incentivar e apoiar o aleitamento materno exige sempre mais e é com esta prerrogativa que a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem atuado", disse.

O Secretário de Saúde disse ainda que o Centro de Lactação - Banco de Leite Humano Municipal de Campinas, mantido pela Prefeitura em parceria com a Maternidade de Campinas, exerce papel fundamental neste processo. "O Centro não somente realiza coleta, processamento, armazenamento e distribuição de leite humano, mas se consolidou como referência para o município, sendo responsável pelo apoio e estímulo ao aleitamento materno. Além disso, é um grande difusor de capacitação junto ao sistema público de saúde", afirmou.

Segundo Selber, a questão do aleitamento materno exige uma ação integrada entre as várias instâncias da sociedade. "É necessário reverter a questão cultural relacionada ao tema, promovendo a reeducação e a orientação e conscientizando a comunidade para que possamos, assegurando que a saúde infantil esteja protegida pela amamentação, criar gerações mais saudáveis. Meu compromisso como gestor público é garantir isso", disse.

Saiba sobre a semana. A Semana Mundial de Aleitamento Materno acontece entre os próximos dias 25 e 31 e a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, por meio dos centros de saúde, promove uma extensa programação enfocando a importância do aleitamento materno até os 2 anos de idade e a complementação da amamentação após os 6 meses de vida.

A Semana é uma iniciativa mundial com apoio do Ministério da Saúde. Há 14 anos o Brasil, em conjunto com 150 países, promove campanhas sobre os benefícios do aleitamento materno.

Denize Assis